Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Diversidade vegetal no IFRS - Campus Canoas: práticas de ajardinamento como uma estratégia de educação ambiental
Ana Clara Almeida Coelho, Manuela Silva Barbieri, Nicole Antunes Prochnow, Alexandre Tadachi Morey, Daniela Rodrigues da Silva

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


O IFRS Campus Canoas está localizado no bairro Igara da cidade de Canoas-RS, instalado num terreno de 60 mil m2, contendo áreas sem construções, com vegetação abundante, sendo uma delas de preservação e que possui uma fonte de água (nascente) relacionada ao curso d’água para o Arroio Araçá. Diante do exposto, práticas educativas de conscientização ambiental se tornam propícias, além de essenciais na formação dos estudantes.  Assim, o projeto Metamorfose, lançado em 2011, promove ações voltadas para a conscientização ambiental da comunidade do IFRS - Campus Canoas, organizando ações de ensino, pesquisa e extensão com a proposta de promover no campus atitudes mais sustentáveis. Neste ano (2024), um dos objetivos do projeto Metamorfose é identificar, catalogar e estudar as características biológicas de espécies de plantas presentes em diferentes áreas do campus, também analisar a possibilidade ampliar a abundância e a diversidade de espécies vegetais locais, aumentando o equilíbrio e tornando os espaços mais agradáveis e acolhedores à comunidade interna. A partir da identificação das espécies, por meio de aplicativos, sites especializados e consulta a profissionais biólogos, além das pesquisas sobre etologia vegetal, associando às características do solo onde estão, à frequência/exigência de regas, à adubação e à luminosidade, foi possível eleger espécies vegetais e áreas do campus que podem ser reestruturadas, áreas com características de solo e luminosidade mais estáveis. Com base nas pesquisas e análises realizadas, algumas espécies vegetais foram selecionadas como candidatas para paisagismo das áreas com baixa densidade de plantas. Os critérios facilidade de cultivo e resistência ambiental também foram considerados na escolha. Entre as espécies catalogadas e candidatas para o paisagismo estão mudas de espada-de-são-jorge, variedades de babosa, suculentas, dracenas, lírios e costela-de-adão, entre outras. Um outro dado observado a considerar é a variabilidade das características do solo no campus, conforme a região, principalmente em relação à compactação, alterações por conta das edificações, carência de nutrientes, além de áreas com solos encharcados e com possíveis alagamentos temporários. Essa variabilidade se deve ao fato do terreno fazer parte de uma região aterrada sobre uma área alagada, no processo de urbanização do bairro. A partir desses dados do solo, ações sobre gestão de resíduos orgânicos estão em andamento, com o objetivo de produzir adubo orgânico e proporcionar o desenvolvimento das plantas. As próximas etapas dessa ação do projeto envolvem a busca por informações sobre ciclo reprodutivo, propagação, formação de mudas de cada uma das espécies selecionadas, para a ampliação dessas populações nos espaços. Além disso, estudos de espécies arbóreas para o plantio e realocações. Todas essas ações ambientais, além da promoção da preservação e da sustentabilidade no campus, geram benefícios aos participantes, como conhecimento e saúde mental.


Palavras-chave


Educação ambiental; plantas; Compostagem.