Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Bandas no Prelúdio: Aprendendo com a prática musical coletiva
Gabriela Rodrigues, Maria Amélia Benincá de Farias

Última alteração: 26-09-2024

Resumo


Este trabalho apresenta em forma de relato, o desenvolvimento do projeto Bandas no Prelúdio 2024. Buscando estimular a comunidade jovem a engajar-se em mais práticas musicais por meio do contato com bandas formadas por seus pares, este projeto busca promover o estudo da música, através da oficina Bandas no Prelúdio, existente desde 2018. Projetos como esse, além de buscar promover uma aproximação entre os jovens e a profissão musical, também são espaços de ressignificação das práticas para aqueles indivíduos que ainda se veem intimidados diante da possibilidade de fazer música. Pretende-se proporcionar espaços para o desenvolvimento musical dos extensionistas e o incentivo à prática musical da comunidade, por meio de performances públicas, com orientações para quem deseja seguir pelo mesmo caminho. Aponta-se, ainda, que este projeto é a continuidade das Bandas no Prelúdio (FARIAS, 2021), ação de extensão que vinha em franco desenvolvimento, até o advento da pandemia, em março de 2020. Em 2023, o projeto foi retomado e seus resultados, referente ao incentivo e a prática musical, foram notados nas trocas entre extensionistas, familiares e público. Em 2024, o projeto seguiu buscando uma abordagem ampla e inclusiva, tendo como ênfase o desenvolvimento musical de novas bandas. Foram proporcionados espaços de estudo, mesmo no período de calamidade pública ocorrido no estado, em maio do recorrente ano, por meio de ensaios em estúdio fora do campus e, posteriormente, no novo espaço dedicado ao Projeto Prelúdio, com orientações sobre teoria musical e aula prática de conjunto. Como metodologia, vale apontar os encontros entre os extensionistas, com trocas de conhecimento, havendo a inicialização em instrumentos musicais variados, valorizando suas habilidades e respeitando suas individualidades. Em ambas as bandas houve incentivo a composição musical, tendo como resultado músicas autorais, além do arranjo de músicas do cenário musical. Apesar de ter sido um semestre atípico, foi um trabalho de significativo aprendizado e de grande troca até o momento. Desde a montagem do material do repertório, da organização e montagem dos instrumentos e os cuidados que se deve ter com eles, como com a observação da metodologia utilizada pela professora orientadora Maria Benincá e professora colaboradora Áudrea Martins para o ensino da música, é possível afirmar que a música é um caminho de conexão entre os pares, estimulando a preservação das manifestações artísticas, uma forma de lazer e um caminho para o desenvolvimento de habilidades de todo indivíduo. Vale ressaltar que é um espaço de educação musical formal e gratuito, com a mesma qualidade encontrada em escolas privadas.

Palavras-chave


Juventude; Prática musical coletiva; Bandas