Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
O empoderamento e o esperançar através da leitura e da escrita: a experiência do projeto de extensão de alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos
Gabriel Duarte da Fonseca, Miriam Fernandes Pedroso

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


O projeto de extensão intitulado: Alfabetização e Letramento para Jovens, Adultos e Idosos, surge como resposta à necessidade de se atender um segmento significativo da população adulta: aqueles que, por diversas razões, não foram alfabetizados ou são semianalfabetas, encontrando-se distantes da escola regular. A proposta fundamenta-se na abordagem de Paulo Freire (1983;1987;1992), focando como problemática: De que forma a alfabetização e o letramento a partir da leitura do mundo, o que vai além da simples codificação e decodificação das palavras desenvolve sujeitos empoderados na perspectiva social, comunitária, cultural, educacional e político? O empoderamento e o esperançar se caracterizam a partir do olhar mais profundo nos sujeitos, no contexto e nos tempos que o projeto está inserido a desenvolver numa perspectiva de leitura do mundo. O projeto tem como objetivo promover a alfabetização e o letramento de adultos no município de Alvorada, contribuindo para a inclusão educacional e social de indivíduos historicamente excluídos do sistema educacional regular e, assim, combatendo as desigualdades socioeconômicas perpetuadas pela falta de acesso à educação de qualidade, numa perspectiva do empoderamento e do esperançar. A caminhada metodológica proposta é a pesquisa-participante, que se configura numa controversa inserção de um pesquisador num campo de investigação formado pela vida social e cultural de um outro, próximo ou distante, que, por sua vez, é convocado a participar da investigação, essa relação entra no centro das reflexões desta pesquisa, fazendo uso de instrumentos como: observação da realidade, os registros em diário de campo e rodas de diálogo. Ao longo do desenvolvimento deste projeto que se iniciou em 2022, inicialmente submetido por uma estudante do curso de licenciatura em Pedagogia do IFRS - Campus Alvorada, através de edital, posteriormente sendo submetido em editais de fomento da instituição como projeto de extensão nos anos de 2023 e 2024, onde atualmente acontece nas dependências da instituição, com encontros quinzenais e com a participação de bolsistas, estudantes da licenciatura em Pedagogia, como espaço teórico-prático formativo, constituindo a indissolubilidade institucional de ensino-pesquisa-extensão. Os resultados parciais obtidos são: o reconhecimento social e cultural da atividade de extensão na/para comunidade; a ampliação de sujeitos participantes no projeto de diferentes faixa etárias e dificuldades de letramento e alfabetização em sua caminhada escolarizada; construção de recursos didáticos por parte das bolsistas - estudantes de licenciatura -  que fomentam a compreensão e interação do mundo letrado; a participação efetiva dos sujeitos do projeto em atividades de protagonismo e valorização comunitária. As conclusões parciais deste projeto, em vista de seu andamento efetivo, destacam a importância de atender às demandas locais, refletindo o compromisso da instituição com as necessidades da comunidade. Através de seu compromisso com a educação e inclusão, o projeto busca abordar e combater as desigualdades socioeconômicas em Alvorada.



Palavras-chave


Palavras-chave: Direito à educação; EJA; Desigualdade social