Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Laboratório de apoio didático em biotecnologia (lad-biotec)
Daniel Ferraz Gonçalves, Alessandra Nejar Bruno, Camila Correa, Karin Tallini, Juliana Schmitt de Nonohay, Mara Betânia Brizola Cassanego, Letícia Vale Scribel Zimmer

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


O Laboratório de Apoio Didático em Biotecnologia (LAD - BIOTEC) é um projeto que visa auxiliar os estudantes que apresentem dificuldades no âmbito acadêmico do curso de Biotecnologia do IFRS - campus Porto Alegre. O objetivo do projeto foi elaborar e implementar um Laboratório de Apoio Didático em Biotecnologia (LAD – BIOTEC) no âmbito do curso Técnico em Biotecnologia para reforço escolar e revisão de conteúdos, para estudantes com baixo desempenho acadêmico. Além de oportunizar um ambiente no qual o estudante possa esclarecer dúvidas, reforçar os conteúdos ministrados em aula, melhorar seu desempenho acadêmico e desenvolver habilidades como autonomia, organização e trabalho em equipe. A metodologia propostas foi construídas a partir de uma análise do  perfil dos alunos do curso Técnico em Biotecnologia participantes do LAD – BIOTEC, bem como daqueles alunos indicados pelos professores das disciplinas a participarem do LAD – BIOTEC quando estes apresentaram dificuldades evidenciadas em sala de aula. As disciplinas envolvidas até o momento foram: biologia geral, bioquímica, imunologia, biologia molecular e biotecnologia ambiental. Como resultados parciais até o momento foram atendidos seis estudantes, através de encontros presenciais nos quais foram realizadas revisões, esclarecimentos de dúvidas e exercícios com o intuito de melhorar o aprendizado do estudante. Destaca-se também que os atendimentos foram presenciais e virtuais para maior acessibilidade dos estudantes. Foi observada a melhoria  no aprendizado e desempenho acadêmico por parte dos estudantes atendidos no LAD – BIOTEC. Outro dos resultados foi a participação efetiva do monitor nas atividades propostas pelo projeto. Como resultados futuros, pretende-se aumentar no segundo semestre letivo o número de estudantes participantes do projeto, visto que o período das enchentes no RS e o semestre reduzido teve como impacto a diminuição de alunos nas disciplinas, reduzindo as expectativas do número de  atendimentos do primeiro semestre.

Palavras-chave


Ensino; Biotecnologia; Laboratório de Apoio Didático