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Observatório de permanência e êxito: um estudo do ensino médio técnico agrícola nos âmbitos estadual e federal
Última alteração: 24-09-2024
Resumo
O projeto está vinculado ao Observatório de Permanência e Êxito de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em atividade desde 2018. Foi concebido em parceria com a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola – AGPTEA, sua demandante. Justifica-se pela necessidade de identificar, avaliar e aplicar medidas preventivas para reduzir a evasão escolar discente. Apresenta-se como uma oportunidade para avançar no entendimento dos fatores responsáveis pela evasão estudantil nesse segmento educacional. Além disso, poderão ser sistematizados conhecimentos relativos a estratégias de aperfeiçoamento da gestão escolar e dos processos de ensino-aprendizagem na educação técnico agrícola voltados a essa finalidade. O projeto integra o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT/IFRS), em diálogo com pesquisas e desenvolvimento de produtos educacionais, aplicáveis a realidades escolares concretas em espaços formais e não formais. Os procedimentos desenvolvidos compreendem a formação de um banco de dados sobre o movimento escolar e rendimento dos estudantes. Além disso, estão sendo realizadas entrevistas em profundidade com professores, estudantes e gestores escolares. A finalidade dessa investigação é a de estabelecer estratégias de contenção da evasão escolar. Para a aplicação dos conhecimentos obtidos será construído um compêndio de orientação para ser utilizado em cursos de formação dos docentes e gestores envolvidos nessa modalidade educacional. Igualmente, será produzido um documentário com a participação dos sujeitos da pesquisa. Outros produtos educacionais poderão ser também produzidos em atendimento às finalidades do projeto. Os resultados servirão, portanto, para aprimorar as estratégias escolares em face de situações práticas. Parte-se, assim, do pressuposto de que essa pesquisa poderá contribuir para a elucidação da complexidade do fenômeno da evasão no ensino técnico agrícola em resposta à necessidade e à urgência de dar um adequado tratamento desse problema. Aposta-se, sobretudo, na constituição de um espaço estruturado pela voz dos sujeitos e do avanço no engajamento institucional com tais finalidades, o que levará à consolidação de identidades e interesses, em coalizões e valores coletivamente construídos. Enfim, com tais esforços, buscam-se instrumentos capazes de aperfeiçoar estratégias e ações fundamentais à garantia da permanência e ao êxito dos estudantes, com o envolvimento de todos os segmentos institucionais e o compromisso das instâncias diretamente ligadas à educação profissional técnica de nível médio. O projeto tem o apoio financeiro da FAPERGS e CNPq.
Palavras-chave
: Educação Profissional e Tecnológica, Educação Técnica Agrícola, Permanência e Êxito Escolar.