Última alteração: 27-10-2019
Resumo
A presente pesquisa tem como tema os desafios e as perspectivas metodológicas no ensino de Literatura, no contexto dos avanços das tecnologias da informação e da comunicação – TIC à luz do contexto sócio Histórico e cultural de Vygotsky tendo como objetivo identificar e analisar como as metodologias do ensino de Literatura se apropriam das tecnologias nas escolas públicas de Posse-Goiás no universo da 1ª série do ensino médio e se estas corroboram para o desenvolvimento de práticas capazes de incitar e promover aprendizagens significativas a estudantes do ensino médio, à luz da teoria sócio-histórico-cultural. O percurso metodológico consiste na revisão bibliográfica, análise documental de abordagem quanti-qualitativa e descritiva, fundamentada no método do materialismo histórico dialético, realizada através de questionários eletrônicos e impressos. O referido trabalho mostra a importância de a escola acompanhar a revolução tecnológica e se apropriar de forma crítica e reflexiva dos dispositivos tecnológicos e das plataformas digitais, que cada vez mais oferecem oportunidades para o processo de construção do conhecimento, uma vez que, no contexto da revolução técnico-informacional, crescem e se tornam cada vez mais sofisticados os aparatos eletrônicos, digitais e interativos de comunicação. Os resultados nos mostram que essa realidade é muito controvertida pois em determinados momentos a escola não possibilita o acesso às inovações tecnológicas e em outras oportunidades a escola se apropria dos dispositivos eletrônicos e digitais de forma equivocada e inadequada.São evidentes as contradições entre a realidade das escolas públicas quanto às suas condições para acompanhar os avanços da revolução tecnológica, em particular das TIC que, de fato, podem contribuir para melhorar as práticas e as metodologias do ensino de Literatura. Se houver transformações e avanços nesses campos, abrem-se possibilidades para melhorar também as práticas pedagógicas e, portanto, de formação crítica e integral dos jovens estudantes brasileiros.