Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Aprimoramento da compreensão leitora: uma experiência no IFRS - Campus Restinga
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Victoria Moraes Ramos, Gabriela Fontana Abs da Cruz

Última alteração: 18-09-2019

Resumo


Este trabalho consiste em propor intervenções pedagógicas no processo de leitura de textos de estudantes do IFRS - Campus Restinga, tendo como ponto de partida as dificuldades relativas à compreensão leitora de enunciados trabalhados em disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A leitura e interpretação de texto são habilidades necessárias tanto para o desenvolvimento da jornada acadêmica quanto para o crescimento pessoal do estudante. No entanto, conforme pesquisas internacionais e nacionais demonstraram, o índice dos brasileiros no que diz respeito à proficiência de compreensão das atividades propostas se mostrou abaixo do esperado. A iniciativa para criá-lo surgiu em anos anteriores, com a realização de pesquisas no campus que encontraram resultados condizentes com os dos órgãos que indicam o nível da educação nacional. Os objetivos são: investigar a compreensão leitora de estudantes e sua relação com a produção textual; elaborar sequências didáticas que auxiliem no desenvolvimento e no aprimoramento da compreensão leitora de enunciados de estudantes do campus; e implementar as sequências didáticas elaboradas e analisar os resultados da intervenção. O projeto existe desde o ano passado, em que, para o cumprimento dos objetivos, foram feitas pesquisas bibliográficas e leituras de textos teóricos sobre o processo de leitura e compreensão textual por parte dos bolsistas. No entanto, as tarefas utilizadas nas sequências eram majoritariamente trabalhadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Neste ano, no entanto, como parte da ampliação do projeto, os professores de Matemática também tiveram a oportunidade de indicar alunos com dificuldades em suas aulas. Assim, também foram produzidos blocos de atividades específicos para essa disciplina, tendo em mente os problemas que surgem na hora da interpretação de um problema lógico-matemático. Os atendimentos ministrados pelos bolsistas, que antes aconteciam uma vez a cada semana, agora ocorrem em diferentes horários, com duração de uma hora, tanto para estudantes do Ensino Médio Integrado quanto para estudantes do Ensino Superior da instituição. As atividades preparadas seguem um modelo composto pela pré-leitura, leitura e pós-leitura. Durante a realização das atividades, os bolsistas buscam auxiliar os estudantes indicando estratégias de leitura que podem ajudá-los a resolver a questão, além de mostrá-los, depois das dicas, possíveis caminhos para a resolução. Algumas dessas estratégias incluem: leitura em voz alta, voltar ao texto para destacar as informações principais e fazer um resumo de cada parágrafo. A partir das aplicações, está sendo possível coletar dados relativos aos trechos do texto que causam mais problemas aos estudantes, como, por exemplo, a definição de quais termos específicos acarretam na má interpretação e quais os conteúdos das disciplinas que eles têm mais dificuldade de entendimento. Esses dados servem tanto para a preparação de futuros atendimentos quanto para possibilitar um retorno aos professores que trabalham com esses estudantes nas aulas regulares.


Palavras-chave


Leitura; Enunciados; Compreensão.

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