Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Releituras Machadianas: o desafio de trazer Machado de Assis para o século XXI
Ediele Maria Rodrigues de Lima, Eliana de Lemos Crestani, Sheila Katiane Staudt, Fabiana Cardoso Fidelis

Última alteração: 26-10-2019

Resumo


Machado de Assis é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Sua obra, constituída por poemas, contos, romances, crônicas e peças teatrais retrata os costumes, hábitos, cultura, problemas e vivências da burguesia brasileira do século XIX, valendo-se, principalmente, da ironia para elaborar críticas a respeito da época. Entretanto, suas obras são consideradas atemporais, sendo possível criar relações com os problemas e costumes do século XXI. Elas tematizam discussões sociais que continuam presentes em nossa sociedade, como a inveja, o egoísmo e a ganância, possibilitando criar reflexões sobre o comportamento humano e sua relação na sociedade. Contudo, o leitor contemporâneo encontra dificuldades em disponibilizar o tempo e dedicação necessários para a compreensão das obras do autor do século XIX. Os empecilhos para a leitura do bruxo do Cosme Velho vão além do tempo, visto que a linguagem utilizada na época é, em geral, pouco atrativa ao leitor contemporâneo. Nesse contexto, surge a necessidade de buscar meios para a aproximação desse leitor atual a esse grande escritor, trazendo os seus textos clássicos para a contemporaneidade. O projeto de ensino "Releituras Machadianas" busca, desde 2016, estimular a leitura de contos de Machado de Assis e salientar a presença de críticas, ironias e reflexões provocadas pelo autor em seus textos que ainda estão vivas no século XXI, com o objetivo de  incentivar e aprimorar a leitura dos clássicos machadianos. A proposta do projeto consiste na realização dos “Encontros com Machado”. Durante a semana são realizados, nos contraturnos, encontros com os alunos do IFRS Campus Canoas organizados pelas bolsistas do projeto, nos quais são lidos e debatidos os contos do escritor carioca. São escolhidos contos por se tratarem de textos curtos que são lidos rapidamente. Além da leitura, são utilizados curtas-metragem, leituras dramáticas, peças teatrais, histórias em quadrinho, clipes músicas, para criar uma maior aproximação dos leitores contemporâneos aos textos do Machado. Anualmente, é realizado pelo projeto o Festival Literário em que os alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos criam curtas metragens a partir dos contos do Machado, que posteriormente são submetidos a premiações no evento, além de serem avaliados na disciplina de Língua Portuguesa 2. Pela experiência dos encontros, e envolvimento na criação dos curtas, observamos uma evolução dos alunos em sua leitura e interpretação, pois em cada debate são trazidas relações entre a obra de Machado e nossa sociedade atual. A aproximação do escritor do século XIX ao leitor contemporâneo é possível, pois a cada texto trabalhado, os alunos conseguem perceber a vivacidade das histórias independente do tempo e espaço que estas se encontram, e assim levar um pouco desse grande escritor em suas próprias histórias.


Palavras-chave


Ensino; Literatura brasileira; Machado de Assis

Texto completo: 6614