Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
O atendimento humanizado e sua relação com o êxito escolar: Uma perspectiva sobre o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Apoio Didático de Língua Portuguesa do Campus Porto Alegre
Fernanda Matos de Oliveira, Jaqueline Rosa da Cunha, Maria Rosani D’Avila Pereira

Última alteração: 25-09-2019

Resumo


O Laboratório de Apoio Didático de Língua Portuguesa é um espaço democrático para todos os alunos matriculados no Campus Porto Alegre, disposto a atender todos de forma humanitária, olhando para cada um e suas necessidades, e trabalhando de modo a gerar uma melhora não apenas nos resultados acadêmicos dos estudantes, mas também em suas vidas. O projeto está ancorado em dois documentos de educação que são basilares: O PCN de Língua Portuguesa e o Documento Base do PROEJA. Na aprendizagem da  Língua Portuguesa pelos estudantes, de acordo com estes documentos, encontram-se os seguintes objetivos: a necessidade de os cidadãos desenvolverem a sua capacidade de compreender textos orais e escritos, de assumir a palavra e produzir textos, em situações de participação social. Assim, o trabalho do LAD de Língua Portuguesa é desenvolvido, com foco nestes objetivos. Até o momento a maioria dos alunos apresentou bons resultados após a realização das atividades propostas no LAD de Língua Portuguesa. De acordo com as especificidades de cada um, alguns desenvolveram não apenas o aprendizado formal mas também outras habilidades, como por exemplo, maior autonomia e maior êxito nas relações interpessoais. Visto que os resultados são individuais, não há como quantificá-los, apenas qualificá-los.


Palavras-chave


Laboratório; língua portuguesa; atendimento

Texto completo: 6613