Última alteração: 26-10-2019
Resumo
O “Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes (PEPE) do Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)” é desenvolvido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, com projetos específicos em cada campi da instituição. Esse projeto tem como objetivo desenvolver intervenções e medidas estratégicas que ampliem as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes no período de formação, além de produzir dados e indicadores para redimensionar essas medidas. Desse modo a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica busca atender a demanda de qualificação da população brasileira, especialmente em regiões desprovidas de políticas públicas, promovendo-se a inclusão e o desenvolvimento regional. Assim, o PEPE no campus Porto Alegre trabalha em duas frentes: produzir dados que irão subsidiar o delineamento das ações deflagradas a partir da Diretoria de Assistência Estudantil (Reitoria) e intervir localmente, no acompanhamento de estudantes em riscos de evasão no campus. No que tange à segunda, inicialmente buscamos caracterizar “risco de evasão” através de alguns indicadores, sendo os principais deles: estudantes com a matrícula trancada, estudantes infrequentes, estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, com questões de saúde, com necessidades educacionais específicas ou com deficiência. Consequentemente levando em conta os indicadores definidos para caracterizar o risco de evasão, primeiramente, foi realizado um mapeamento nos sistemas acadêmicos - SIGAA e Campus Digital - com o propósito de identificar os alunos que estavam com suas matrículas trancadas e realizado contato com os mesmos com o intuito de entender o motivo pelo qual suas matrículas foram trancadas. Nesse levantamento feito nos sistemas acadêmicos foram encontrados 282 alunos com suas matrículas trancadas, entramos em contato com os mesmos através de emails e ligações, tratando-se dos 282 alunos não se obteve resposta de 245 alunos, apenas 37 alunos responderam, sendo 24 respostas falando que iram retornar e 13 respostas falando que não iram retornar. Os próximos passos em relação a esse recorte do projeto (intervenções locais), prevê contato com estudantes identificados através dos outros indicadores bem como o abastecimento de dados através dos acompanhamentos realizados através da equipe de Assistência Estudantil.