Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Plano de negócios e análise de viabilidade da Doceria Amora: uma experiência de articulação entre ensino e extensão
Maíra Terres Gaffrée, Giane Camargo, Clúvio Buenno Soares Terceiro, Renata Oliveira de Oliveira

Última alteração: 26-10-2019

Resumo


O trabalho apresenta a análise de viabilidade econômico-financeira e a estruturação da Doceria Amora, empreendimento criado em 2016 por uma aluna do Curso Técnico em Panificação e que desde então atua na produção de doces artesanais. Seus esforços iniciais foram no desenvolvimento de produtos, buscando adequar formulações e custos às oportunidades encontradas junto ao público alvo. Durante o 1º semestre de 2019, em articulação com a disciplina Administração Aplicada à Panificação II, sob orientação de professores da área, elaboraram-se estudos para análise de viabilidade e posicionamento estratégico. Com esta finalidade, foram realizadas pesquisas internas e externas possibilitando à Amora repensar: a apresentação do empreendimento, foco e objetivos; mix de produtos e processos de produção; criação e apresentação dos produtos comercializados, contendo fotos, características e ficha técnica; análise de custos diretos de produção; planejamento da produção e avaliação de retorno; rateio de custos fixos; cálculo e análise de margem de contribuição, cálculo de markup e ponto de equilíbrio; análise de viabilidade financeira do empreendimento; análise de cenários projetados vinculados à análise de viabilidade econômico-financeira. Também foram realizadas análises mercadológicas: apresentação do modelo de negócios conforme metodologia CANVAS (Business Model Canvas); desenvolvimento da matriz SWOT/FOFA; pesquisa de mercado online e presencial; análise do mercado consumidor, segmento de mercado e público-alvo. Após estes estudos elaboraram-se testes e apresentação do empreendimento para público interno do IFRS - POA contando com degustação. Para análises empíricas produziu-se uma linha de produtos similares para avaliar tempos de produção e rendimento de produtos, bem como as possibilidades de otimização da produção e dos ganhos de escala. Os produtos escolhidos foram: fatias de tortas, bolos no pote e brigadeiros, produtos com bases semelhantes (pão de ló e brigadeiro de chocolate). No evento foi possível realizar novas pesquisas sobre preços e a aceitação dos produtos. Destaca-se a articulação entre o ensino e a extensão onde um trabalho de uma disciplina permitiu à uma aluna do Curso Técnico em Panificação repensar a estrutura do seu empreendimento, as possibilidades de ampliação de sua atuação e bem como sua viabilidade econômico-financeira fato que corrobora a Missão do IFRS “promover a educação profissional, científica e tecnológica, gratuita e de excelência, em todos os níveis e modalidades, através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as demandas dos arranjos produtivos locais, formando cidadãos capazes de impulsionar o desenvolvimento.”.


Palavras-chave


Análise de viabilidade; Plano de negócios; Panificação e confeitaria

Texto completo: 6606