Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Estado da arte das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos em Gênero e Sexualidade do IFRS: compartilhando saberes e experiências
Andréia Schlick Esteves

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


Este projeto visou mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à educação para a sexualidade e gênero desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS . Para tanto, num primeiro momento foi realizado a revisão de literatura sobre a temática incluindo os estudos e pesquisas realizados por autores/as tais como Scott (1995), Louro (1997, 1999, 2001), Felipe (2006, 2008), Britzman (1999), entre outros/as, articulando com o estudo sobre as  atuais políticas públicas no âmbito da Educação Básica, na formação docente e normativas institucionais. Na sequência, foi realizado o mapeamento das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos campi desde 2014 quando foi instituída a Política de Ações Afirmativas do IFRS. Para tanto, a metodologia adotada constou de levantamento de propostas contempladas em editais de fomento interno e externo; trabalhos de conclusão de curso disponibilizados no Sistema de Bibliotecas; projetos cadastrados no sistema SIGPROJ e anais das edições do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino -  IFRS. Os resultados de tais estudos demonstram o quanto a instituição, gradativamente, tem avançado na inclusão de tais temáticas nos diversos níveis e modalidades de ensino. Todavia, apesar dos esforços, presenciamos o aumento dos índices de violências de gênero em todas as instâncias sociais. Portanto, torna-se fundamental que tais ações sejam contínuas e fomentadas institucionalmente para que possamos potencializá-las e continuarmos avançando, em particular, na implementação das políticas de ações afirmativas. Outro aspecto evidenciado é a necessidade de criação de Observatório Institucional a fim de compartilharmos e facilitarmos o acesso e divulgação dos projetos elencados no presente estudo


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