Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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A Proposição de um Jogo de Tabuleiro Visando Desenvolver a Aprendizagem Ativa
Lucas Santos

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


A BNCC (Base Nacional Curricular Comum), lançada em 2017, aponta em suas competências, áreas e componentes curriculares direções para o uso das tecnologias. Ela ainda destaca que a aprendizagem deve ser ativa e contextualizada. Assim, percebe-se que há a necessidade de introduzir a tecnologia na sala de aula, utilizando-se como base metodologias ativas da aprendizagem que incentivem o protagonismo do estudante em seu processo de aquisição do conhecimento. Várias temáticas podem ser utilizadas utilizando-se das tecnologias, após uma pesquisa documental a equipe do projeto, selecionou a temática do sistema solar para ser explorado com um estudo de caso, visto que a maioria das soluções encontradas se concentram nas áreas de matemática, física e química. Nesse sentido, o presente artigo tem como foco descrever o processo de desenvolvimento de um jogo de tabuleiro que explora aspectos teóricos e práticos sobre os planetas que fazem parte do sistema solar. O jogo é composto por um tabuleiro em MDF, sobre o qual foi fixado uma imagem que contém uma trilha com 20 casas para que os jogadores percorram o caminho do tabuleiro. Cinco casas desta trilha foram especificadas com o desenho de um foguete, sendo que elas receberão “cartinhas” com desafios. Quando o jogador parar em uma destas casas, deverá responder corretamente uma pergunta sobre os planetas do sistema solar, para então continuar o percurso. Sobre o tabuleiro foi projetado, utilizando-se a plataforma Arduino, um modelo que simula o movimento dos planetas ao redor do Sol. Também faz parte desta simulação um aplicativo para celular onde é apresentada uma representação digital deste modelo. No aplicativo os alunos podem consultar informações adicionais sobre os planetas, o que os auxiliará a responder às questões apresentadas nas casas dos desafios. Para o desenvolvimento do jogo foram delimitados alguns objetivos: trabalhar e reconhecer conceitos sobre o sistema solar; proporcionar uma maneira de facilitar a identificação de algumas das principais características de cada planeta do sistema solar; conseguir fazer comparações entre os planetas, percebendo suas principais diferenças, consequentemente desenvolvendo as capacidades de observação e classificação; discutir algumas características interessantes de cada planeta, possibilitando ao aluno fazer vínculos com conteúdos estudados em outras disciplinas. Usando a metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos, a próxima etapa do projeto consiste em aplicar, nos meses de outubro e novembro, o jogo com alunos da educação básica de modo a identificar quais aspectos devem ser aprimorados, visando uma aprendizagem mais contextualizada e ativa.


Palavras-chave


Metodologias Ativas de Aprendizagem, Jogo Educacional, Aplicativo.

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