Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Monitoria em matemática para o ensino médio integrado
Nicole Klein Pereira

Última alteração: 23-10-2019

Resumo


O processo de ensino aprendizagem de Matemática no ensino médio integrado a cursos técnicos dos Institutos Federais fundamenta seu planejamento na relação humana e social entre o(a) aluno(a) e os conceitos teóricos inerentes à área. Dessa forma, o diagnóstico dos conhecimentos numéricos existentes nos discentes ocorre de maneira coerente de acordo com a sua realidade social, econômica e humana. O projeto de monitoria para as disciplinas de Matemática do ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no câmpus Viamão objetiva aproximar a relação entre os alunos e os conhecimentos matemáticos desenvolvidos nas disciplinas de Matemática, além de reforçar o processo de aprendizagem e melhor atender as necessidades advindas do público discente pertinente. A metodologia utilizada no projeto se fundamentará essencialmente na metodologia de resolução de problemas oriundos de atividades e exercícios realizados no contexto de sala de aula, além de questões extraídas do banco de questões da Biblioteca OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) e de edições anteriores do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O projeto assume vital importância a partir do fato de que os estudantes ingressantes no 1º ano do ensino médio na instituição IFRS – Câmpus Viamão não possuem os conhecimentos básicos necessários para o melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem de Matemática, decorrente essencialmente dos problemas enfrentados pela rede de ensino público a nível fundamental atualmente. Dessa forma, o presente projeto visa prover as alunas e os alunos de melhor preparação com o intuito de obterem melhor desempenho, ampliando assim as chances de êxito e permanência dos referidos(as) alunos(as). O acentuado índice de insucessos na disciplina de Matemática no ensino básico, bem como os fatores psicológicos que permeiam a dificuldade de aprendizagem em conhecimentos numéricos são decisivos para a existência da figura de um ou mais monitores para auxiliarem no atendimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. É mister a necessidade de aproximar a realidade exigida nas questões de natureza matemática aos estudantes de maneira que desenvolvam alguma experiência mais completa para a realização de atividade de avaliação ou mesmo de competições e exames. O principal resultado esperado pelo projeto é o aumento do interesse tácito dos discentes na disciplina de Matemática e disciplinas correlatas como Física e Química. Os resultados obtidos até o presente momento incluem o aumento no atendimento de alunos pelos monitores bolsistas e voluntários e o crescimento na média final obtida pelos alunos e alunas atendidos pelo projeto de ensino nas avaliações realizadas no primeiro e no segundo trimestre.



Palavras-chave


Matemática; Ensino; Monitoria.

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