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Prototipagem de um Ambiente Virtual de Aprendizagem sob a luz de mapas mentais e flashcards
Última alteração: 23-10-2019
Resumo
Sendo educação um bem comum e indispensável a todos, há diversas formas e recursosdisponíveis no mundo contemporâneo para aplicar e passar conhecimento. Tecnologia eeducação são duas entidades que gradativamente estão se misturando e se tornando cadavez mais homogêneas, gerando cada vez mais diversos meios virtuais ou componentestecnológicos para auxiliar o processo de aprendizado. Mesmo sendo uma área aindapouco explorada, há diversas ferramentas que são consideradas interessantes para adesenvoltura acadêmica do corpo discente e que facilita o manejo do docente, porexemplo os flashcards. Também conhecidos como cartões educativos, são pequenoscartões que possuem uma pergunta em um lado e a resposta no outro, transformando,sistematicamente, o processo educacional em uma atividade mais dinâmica e maisfacilmente realizada em grupos ou até mesmo de forma autodidata. Outra abordagemque auxilia nos estudos consiste no emprego de mapas mentais, que buscam seassemelhar as conexões neuronais, tornando-se uma representação gráfica maisamigável ao cérebro. Contudo, ambas abordagens não são encontradas em utilizaçãoconjunta, desta forma, o presente trabalho apresenta uma aplicação através de um meiovirtual da união destas duas metodologias. Visando não apenas manter odesenvolvimento na parte teórica e aproximar da real aplicação do software, foraempregado o processo de prototipagem em papel. Snyder (2013), a define como "[...]uma variação do teste de usabilidade onde usuários representativos realizam tarefasrealistas interagindo com uma versão em papel da interface que é manipulada por umapessoa que 'simula o computador', a qual não explica como a interface funciona". Destemodo, estão sendo criadas e disponibilizadas para testes com o público externo aodesenvolvimento do projeto, diversas interfaces, a fim de possibilitar a implementaçãode um sistema agradável ao usuário. Durante os testes é analisado o comportamento dousuário, contemplando os objetivos propostos anteriormente. A preocupação com ousuário final é constante no desenvolvimento do projeto, pois é de evidente importânciadisponibilizar um sistema que dê liberdade e tenha funcionalidade simples para os seusutilizadores, proporcionando uma experiência agradável e intuitiva em constituir o seupróprio conhecimento. Como resultados preliminares destacam-se o desenvolvimentoda prototipagem propriamente dita, com alguns testes iniciais entre o grupo depesquisadores e alunos convidados, a implementação de alguns protótipos no AVA emdesenvolvimento e testes funcionais relacionados às tecnologias implementadas nestes.Contudo, pretendem-se realizar mais testes visando a usabilidade das aplicaçõesprototipadas de maneira a possibilitar a validação e verificação do nível de comunicaçãodo protótipo. Estes, serão filmados - com o consentimento dos testadores, possibilitandouma delineação da abrangência de seus modelos, se os mesmos obtiveram o alcancedesejado e, se a metodologia aplicada ao desenvolvimento do software estava de acordocom o projetado.
Palavras-chave
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Flashcards, Mapas Mentais
Texto completo:
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