Última alteração: 16-10-2019
Resumo
O presente resumo tem como título Uma educação que direciona a ascensão social e sua relevância se dá por proporcionar aos estudantes da educação básica uma inclusão social de forma mais assertiva através do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). As ferramentas criadas pela humanidade tem cumprido o papel de mediar a atividade humana, mudando as culturas onde elas são utilizadas. Através das mudanças culturais, resultante destas ferramentas, o desenvolvimento humano é moldado. Uma vez que isto acontece, planejar o que será ensinado por parte dos educadores implica em conhecer o educando e como ele interage ou deve interagir com o meio que ele está inserido. A educação básica, tem se mantido a mesma a mais de 50 anos, deixando de ater-se ao que é proposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a respeito do que abrange a educação. Esta pesquisa parte da hipótese de que a inclusão digital contribui para a inclusão na sociedade da informação e comunicação de estudantes oriundos das camadas sociais menos favorecidas. A partir disso, a pesquisa tem como objetivo apresentar como as ferramentas criadas pelo ser humano moldam uma sociedade; analisar como as TIC’s influenciam no processo de socialização; mostrar a importância do uso das TIC’s com o objetivo de inclusão social; evidenciar propostas de ensino que potencializam o desenvolvimento completo dos alunos da educação básica. A metodologia empregada nesta pesquisa partiu de um estudo bibliográfico através do método de revisão de literatura. Através desta pesquisa bibliográfica, aponta-se que para que o desenvolvimento dos discentes das escolas públicas seja mais inclusivo, será necessário incluir as tecnologias da informação e comunicação como metodologia de ensino, visto que a educação tem o papel de vincular-se às práticas da sociedade, possibilitando através da inclusão digital, a inclusão dos alunos na sociedade da informação e do conhecimento.