Última alteração: 16-10-2019
Resumo
O Programa Permanente do Ensino de Línguas, Literaturas e Assuntos Culturais (PROPEL), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Porto Alegre, teve as suas primeiras ações desde a sua data de criação em 2011. Já atendeu mais de 6.729 participantes da comunidade interna e externa do IFRS, com uma carga horária superior a 7.392 horas, dados que não incluem os números de 2019. O leque de oferta de ações estende-se de uma forma centrada em atividades da área de Letras até ações que ocorrem de forma interdisciplinar e em parcerias entre outros programas do IFRS. Entre elas, destacamos: cursos de línguas, ciclos de cinema, eventos, oficinas e palestras de assuntos variados. Em 2019, o PROPEL teve suas salas interditadas (toda a Torre Sul do prédio do IFRS) por questões de segurança. Ainda que todo o espaço tenha sido bloqueado, que não se tenha ainda um espaço novo para trabalhar, resolveu-se dar atenção ao alcance de divulgação das ações junto à comunidade externa com o intuito de ampliar o número de participantes nos cursos e palestras. Iniciou-se, assim, novas estratégias de divulgação. O presente estudo tem por objetivo apresentar essa trajetória e discutir a proposta educacional subjacente a essa iniciativa. Como trazer a comunidade para dentro das ações? Que temáticas preferem? Que formato de ação de extensão? Como vencer as dificuldades que se apresentaram nesse ano, físicas e suas consequências? Essas constituem algumas das respostas que pretendemos explicitar, assim como, levar ao questionamento. Desse modo, para O Desafio da Divulgação de Eventos/PROPEL, serão apresentados: identificação e detalhamento da extensão do problema, levantamento de dados de campos de ação, os meios/instrumentos de preparação da bolsista para a prática dos novos procedimentos adotados, ações já realizadas e resultados obtidos. Este estudo pretende mostrar as dificuldades e iniciativas tomadas para a questão de divulgação de eventos, pois nessas preocupações residem o interesse de promover, elevar e dar o devido valor e atenção a uma série de iniciativas promovidas pelos professores extensionistas que podem atender um número bem mais abrangente de pessoas.