Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Conversação em Língua Inglesa: Experiências e Estratégiaspara Fluência em L2 por meio da Extensão
Bruna Pfingstag Grutka, Sheila Katiane Staudt

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


O IFRS - Campus Canoas, assim como os outros campi da instituição, busca promover a iniciação científica. Para tanto, desenvolve-se a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Inserido neste contexto, o projeto extensionista “Linguagens e(m) Comunicação” iniciou suas atividades neste ano (2019) considerando a necessidade de regularizar os cursos de língua francesa então ofertados em 2018 no IFRS Campus Canoas. Pensado como uma vertente do programa “Olhares Sobre as Cidades: Experiências de Viagens”, o projeto observa a importância das relações interpessoais e transnacionais em um mundo globalizado, tendo por objetivo promover a interação linguística de seus participantes, além de reconhecer as demais linguagens presentes em nosso cotidiano. Desejando proporcionar atividades eficazes e efetivas para os participantes (tanto internos quanto externos) os integrantes do projeto realizaram estudos teóricos e metodológicos. De modo a colocar em prática estes conhecimentos adquiridos, estão sendo ofertados cursos de língua francesa, oficinas de escrita criativa e encontros de prática de conversação em língua inglesa desde o 1° semestre de 2019. No que diz respeito aos “Conversation Meetings”, que é a atividade relacionada à prática de conversação, pensou-se em dois encontros semanais com foco direto na habilidade de speaking. Teorias sobre o processamento de informações pelos seres humanos e em estratégias cognitivas de aprendizado deram base para elaboração desta atividade. Em sintonia com as demandas do mercado de trabalho tão concorrido na atualidade, certificação de 50 horas será ofertada aos participantes com frequência superior a 75% ao término dos encontros. Tomando como ponto de partida que a conversação é essencialmente um evento interativo, no qual existem tanto cooperação, como negociação, a bolsista e os participantes se encontram para falar exclusivamente em inglês. A fim de aprimorarem a fluência na segunda língua (L2), os participantes, mesmo com níveis distintos de conhecimento, são capazes de se comunicar e se colocam na posição de aperfeiçoar essa habilidade a partir de estímulos preparados previamente. Tanto o material utilizado quanto os assuntos escolhidos são elaborados integralmente pela bolsista e revisados pela coordenadora, fato que encoraja a autonomia da estudante, bem como representa uma oportunidade de colocar à prova seus conhecimentos. Logo, todos os envolvidos estão sendo beneficiados com o projeto: a instituição, a coordenadora, a bolsista e de modo especial, os participantes.


Palavras-chave


Conversação; Língua Inglesa; Extensão

Texto completo: 6494