Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Produção de uma representação de mitocôndria a partir da impressão 3D
Kênya Silva dos Santos Moraes, Evandro Damasceno Morais, João Victor Chaves, Karin Tallini, André Peres

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


A inclusão de pessoas com necessidades especiais, em diferentes âmbitos da sociedade, contribui para a formação de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, contribuindo para a formação social do indivíduo incluído. A inclusão, enquanto processo educacional essencial, garante o acesso de todos os indivíduos com facilidade, autonomia e segurança, facilitando a participação de todos no ambiente escolar. A fim de auxiliar nesse processo, uma das formas de inclusão é a utilização de materiais didáticos. Materiais didáticos devem estar disponíveis e ser acessíveis a todos os estudantes, dentro deste propósito foi criado o projeto de pesquisa “Modelos didáticos em bioquímica a partir da impressão 3D”. O projeto visa promover subsídios teóricos e práticos para a elaboração e construção de recursos didáticos diversos e inclusivos.  Tendo em vista o ensino de bioquímica no ensino médio, ensino profissionalizante e no ensino superior a partir da utilização de tecnologias de modelagem 3D a fim de potencializar as relações aluno/professor e ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é elaborar e criar uma representação de mitocôndria a partir da modelagem 3D. A metodologia foi dividida em três etapas: pesquisa em artigos científicos e demais bibliografias, modelagem da representação, e impressão 3D. A representação foi modelada no site tinkercad.com e sua impressão foi realizada utilizando o aplicativo de impressão 3D Repetier Host. Como perspectivas futuras pretendemos testar o material criado para descobrir sua eficácia na  inclusão de alunos com cegueira ou baixa visão

Palavras-chave


Materiais didáticos; inclusão; impressão 3D

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