Última alteração: 16-10-2019
Resumo
Partindo do objetivo de compartilhar um relato de experiência, o presente trabalho mostra a visão de duas acadêmicas do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e bolsistas do Grupo PET Conexões - Gestão Ambiental a respeito da importância de introduzir a educação ambiental nas escolas desde as séries iniciais e as dificuldades encontradas na abordagem do assunto proposto, a partir das experiências vivenciadas através da execução do Projeto de Extensão Mostra Itinerante Ciência em Movimento. O projeto foi realizado no município de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), em uma unidade escolar de ensino fundamental da rede estadual, nos meses de junho e julho de 2019, com alunos entre 5 a 8 anos. As temáticas abrangeram conteúdos relacionados à Água e Meio Ambiente, exigindo, inicialmente, escolhas de metodologias e formas de comunicação privilegiando a interação com e entre os alunos. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades educativas com materiais visuais lúdicos, confeccionados com materiais recicláveis, para melhor compreensão por parte dos alunos. Destacam-se como dificuldades encontradas a pequena participação dos professores regentes das turmas durante as atividades propostas e a explanação dos alunos sobre questões ambientais pouco contextualizadas, o que mostra a lacuna ainda presente na abordagem e relações entre questões ambientais e o cotidiano dos alunos das séries iniciais. Acredita-se que o aprendizado sobre meio ambiente no início da formação escolar representa um marco fundamental para uma trajetória formativa que permita a formação de sujeitos atuantes em uma sociedade com consciência crítica e que compreendam a lógica das relações homem-natureza. O resultado da ação e experiência obtida através da participação no projeto permitiu refletir sobre como a educação ambiental vem sendo tratada nas escolas e reforçou a visão pessoal das acadêmicas acerca da importância do tema ser introduzido nas séries iniciais.