Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Confecção de materiais didáticos alternativos visando a abordagem da água para alunos de séries iniciais
Eduarda Corrêa dos Santos, Abmaélen Cíceri da Rosa, Evelyn Dias dos Santos, Julia Detzel Kipper, Leandro Maciel de Abreu, Cibele Schwanke

Última alteração: 16-10-2019

Resumo


O projeto de extensão Mostra Itinerante Ciência em Movimento representa uma proposta de aproximação entre o Grupo PET Conexões - Gestão Ambiental e a comunidade externa mediante a realização de ações relacionadas ao meio ambiente, em espaços formais e não formais de educação. Ações do projeto foram realizadas nos meses de junho e julho de 2019 em turmas de primeiro e segundo anos de uma escola estadual de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), tendo como temas estruturantes assuntos do módulo “Água e Meio Ambiente”. Considerando o desafio de criar ambientes e práticas educativas que permitam que crianças de 5 a 8 anos construam saberes significativos e contextualizados, o presente relato mostra o processo de construção de diversos materiais alternativos visando promover a interação dos alunos de uma forma lúdica e visual. O tema água pode ser abordado a partir de diversos enfoques, entretanto, foram selecionados conteúdos considerados próximos aos alunos como, por exemplo, o reconhecimento dos estados físicos da água, como a água se apresenta e sua disponibilidade no mundo e no corpo humano. A abordagem se fez de forma lúdica e com uma linguagem simples adequada à faixa etária. Todos os materiais utilizados não necessitaram de investimento financeiro para compra, sendo priorizado o uso de materiais reutilizáveis/ recicláveis mostrando aos alunos e professores que é possível elaborar brinquedos e jogos com materiais que seriam descartados. Para abordar o “Ciclo da Água” foi confeccionada uma maquete com uma caixa de sapatos e E.V.A, indicando os processos do ciclo; para abordar a quantidade de água distribuída no planeta usou-se garrafas pequenas com a quantidade proporcional de água para a visualização e, para mostrar a quantidade de água no corpo, confeccionamos alguns órgãos do corpo humano com E.V.A. com a sua quantidade respectiva de água e convertemos a proporção de porcentagem em mL e enchemos uma vasilha que mostrava a medição em mL com a quantidade de água representada. Após as atividades, percebemos a importância de materiais alternativos de ensino que venham se adequar à faixa etária do público-alvo, viabilizando a realização de dinâmicas e práticas educativas relacionadas ao meio ambiente.


Palavras-chave


educação ambiental, escola, dificuldade.

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