Última alteração: 16-10-2019
Resumo
O projeto de extensão Mostra Itinerante Ciência em Movimento representa uma proposta de aproximação entre o Grupo PET Conexões - Gestão Ambiental e a comunidade externa mediante a realização de ações relacionadas ao meio ambiente, em espaços formais e não formais de educação. Ações do projeto foram realizadas nos meses de junho e julho de 2019 em turmas de primeiro e segundo anos de uma escola estadual de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), tendo como temas estruturantes assuntos do módulo “Água e Meio Ambiente”. Considerando o desafio de criar ambientes e práticas educativas que permitam que crianças de 5 a 8 anos construam saberes significativos e contextualizados, o presente relato mostra o processo de construção de diversos materiais alternativos visando promover a interação dos alunos de uma forma lúdica e visual. O tema água pode ser abordado a partir de diversos enfoques, entretanto, foram selecionados conteúdos considerados próximos aos alunos como, por exemplo, o reconhecimento dos estados físicos da água, como a água se apresenta e sua disponibilidade no mundo e no corpo humano. A abordagem se fez de forma lúdica e com uma linguagem simples adequada à faixa etária. Todos os materiais utilizados não necessitaram de investimento financeiro para compra, sendo priorizado o uso de materiais reutilizáveis/ recicláveis mostrando aos alunos e professores que é possível elaborar brinquedos e jogos com materiais que seriam descartados. Para abordar o “Ciclo da Água” foi confeccionada uma maquete com uma caixa de sapatos e E.V.A, indicando os processos do ciclo; para abordar a quantidade de água distribuída no planeta usou-se garrafas pequenas com a quantidade proporcional de água para a visualização e, para mostrar a quantidade de água no corpo, confeccionamos alguns órgãos do corpo humano com E.V.A. com a sua quantidade respectiva de água e convertemos a proporção de porcentagem em mL e enchemos uma vasilha que mostrava a medição em mL com a quantidade de água representada. Após as atividades, percebemos a importância de materiais alternativos de ensino que venham se adequar à faixa etária do público-alvo, viabilizando a realização de dinâmicas e práticas educativas relacionadas ao meio ambiente.