Tamanho da fonte:
Dominó para o estudo de Química Orgânica
Última alteração: 17-10-2019
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem o propósito de promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais. Os materiais didáticos são instrumentos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Jogos didáticos podem oferecer vantagens sobre o modo tradicional de ensino, visto que proporcionam a participação ativa do aluno e a concretização de conceitos mais abstratos, além de favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e deles com o professor. No ensino e aprendizagem de Química Orgânica, jogos didáticos são recursos que auxiliam a promover o estudo e aplicação de conceitos específicos dessa área do conhecimento com uma abordagem que promove a interação e construção coletiva de conceitos da Química Orgânica entre os estudantes. Nesse contexto o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo didático “dominó orgânico” e apresentar resultados preliminares de sua aplicação. Durante o desenvolvimento deste trabalho buscou-se fazer uso do caráter lúdico para favorecer não só as práticas pedagógicas, mas também a aprendizagem, viabilizando outras formas de estudar os compostos orgânicos. Teve a intencionalidade de conceber uma proposta para ensinar a nomenclatura de compostos orgânicos, através de um jogo de dominó, buscando minimizar a dificuldade que os alunos encontram ao relacionar estruturas de compostos orgânicos com seus respectivos nomes. A metodologia para desenvolvimento do jogo didático constituiu nas seguintes etapas: pesquisa em artigos científicos; criação da proposta didática; e, aplicação do “dominó orgânico”. Para a construção do dominó foram utilizadas, quatro folhas de E.V.A, papelão, folhas brancas, cola branca e papel contact. O jogo é constituído de vinte e oito peças de dominó, onde cada pedra apresenta a fórmula de um composto orgânico, presente no cotidiano do aluno, ou então pelo próprio nome do composto. O jogo didático criado foi aplicado em uma turma da disciplina de Química Orgânica. A utilização do dominó orgânico foi um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da nomenclatura e estrutura de compostos orgânicos.
Palavras-chave
Ensino; dominó; compostos orgânicos
Texto completo:
6450