Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Apoio Didático em Biologia e Biotecnologia: repercussões e práticas vivenciadas
Joseana Souza da Silva, Marcelo Diedrich de Souza, Karin Tallini, Giandra Volpato, Alessandra Nejar Bruno

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


O presente trabalho propõe apresentar as experiências vivenciadas com o Projeto de Apoio Didático em Biologia e Biotecnologia (LAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O relato de experiência referente ao ano de dois mil e dezenove contempla quatro meses de ações do projeto, na qual foram atendidos cerca de cinco alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza: com ênfase em Biologia e Química, Técnico em Biotecnologia e Técnico em Química. O projeto tem como objetivo auxiliar alunos(as) dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Técnico em Biotecnologia e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam dificuldades nos conteúdos específicos das ciências naturais, dentre eles encontram-se: preparo e cálculo de soluções e suas aplicações, técnicas básicas de laboratório e preparo de soluções aplicados à bioquímica. Todos estes conteúdos pertencem aos anos iniciais dos cursos mencionados, ressaltando a necessidade de um apoio maior no início das etapas que se encontram os estudantes. O desenvolvimento destas ações propicia um melhor entendimento dos conteúdos que muitas vezes perpassam desde o ensino básico que quando abordado no meio acadêmico resultam em maiores dificuldades, e se pôde perceber que as principais dificuldades dos alunos estão relacionadas a falta de aprendizado no ensino básico e/ou por estarem alguns anos longe do meio acadêmico. Durante este período o projeto obteve resultados positivos com os alunos participantes, cada qual com uma realidade e experiencia de vida diferente, que aos poucos conseguimos mostrar e sanar o que parecia ser impossível naquele momento, o qual se mostra importante à existência do projeto. Estes alunos tiveram o apoio de dois bolsistas acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: com ênfase em Biologia e Química. O projeto, além de auxiliar alunos dos cursos, traz vivências práticas para os bolsistas acadêmicos que se dedicam a atuarem no ensino de ciências e podem através do LAD aplicarem seus conhecimentos adquiridos ao longo destes anos.


Palavras-chave


Ensino; ciência; laboratório de apoio didático

Texto completo: 6383