Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Criação de uma Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Química Apoiada por Tecnologias Digitais.
Letícia Zielinski do Canto, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 08-10-2019

Resumo


A partir das possibilidades educacionais viabilizadas pelas tecnologias digitais (TD), como computadores, smartphones, tablets, estimula-nos a desenvolver estratégias buscando-se a inserção dessas na escola formal e nos processos de ensino e aprendizagem em Química.

A entrada das TD no processo educativo envolve transformações pedagógicas na prática e na formação do professor. Isto se reflete nos tipos de atividades propostas em sala de aula, onde a educação se depara com o duplo desafio: adaptar-se aos avanços das tecnologias, e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.

Em relação ao uso de TD no contexto da Química tem-se intensificado a busca por recursos instrucionais que facilitem e estimulem o ensino e aprendizagem dessa Ciência. As TD apresentam diversas potencialidades no ensino e aprendizagem dessa ciência, entre elas, desde a simples motivação passando pelas pesquisas, simulação de fenômenos até as modelagens de estruturas.

Em vista disso, elaborou-se uma estratégia a partir de um ambiente interdisciplinar e colaborativo, para ser aplicada no contexto de sala de aula, e na formação inicial de professores de Ciências da Natureza (Biologia e Química) para o estudo de Poluentes Orgânicos Persistentes (POP’s).

Nesse trabalho descrevemos a criação desta estratégia, que é composta por nove (09) etapas, sendo elas: escolha do tema de pesquisa; elaboração de um documento colaborativo; busca e compartilhamento dos materiais de estudo; leitura, seleção e organização dos materiais; organização das informações; distribuição de temas de pesquisa; construção de um produto educacional colaborativo e socialização do produto. Durante a realização dessas etapas utilizou-se TD, em especial de Apps para smartphones e tablets, para apoio da realização e organização das atividades.

A partir do desenvolvimento dessa atividade em sala de aula, bem como da investigação, seleção de materiais, socialização de informações e sucessivas reflexões coletivas sobre o tema POP’s, foi criado colaborativamente um painel digital como produto educacional dessa estratégia.

A utilização de estratégias na formação inicial de professores com o uso de TD, por meio de práticas como essa, foi pensada de forma a propiciar a formação tecnológica dos futuros professores por meio da experimentação, mas também do ensino e aprendizagem do tema Poluentes Orgânicos Persistentes aos estudantes. De modo que as experiências vivenciadas, puderam trazer contribuições na perspectiva enquanto estudantes, mas também como futuros professores, promovendo a reflexão de práticas futuras.

 


Palavras-chave


Tecnologias digitais, estratégia, Química

Texto completo: 6358