Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Conversando sobre livros: a utilização da informática no incentivo à leitura
Bianca Aparecida Greine de Moraes, Carla Odete Balestro Silva

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


É perceptível uma maciça utilização das redes sociais, e com isso o senso comum indica uma queda no número de leitores. Contudo, mesmo que estes aplicativos contenham seus aspectos negativos, possuem um espaço de troca de experiências, opiniões, resenhas, indicações, etc. entre leitores que abrangem diferentes faixas etárias. Interlocutores desse meio, como blogueiros, booktubers e bookstagrammers, atingem possíveis leitores, associando a informática com o gosto pela literatura. Desta maneira, este projeto de ensino dispõe do objetivo de utilizar a potencialidade, apelo e o alcance que as redes sociais possuem para incentivar o hábito de ler. Os objetivos específicos são a análise da aplicação das redes sociais na divulgação e estímulo do hábito da leitura; identificação dos grandes influenciadores na área de literatura na internet brasileira; assegurar a ampliação e divulgação dos perfis nas redes sociais voltadas ao incentivo da leitura, assim como agregar material de forma regular ao blog, planejando conteúdo para esses meios de forma a ser relevante aos objetivos do projeto. O início do desenvolvimento se deu a partir da colaboração de dois bolsistas e de diversos voluntários, alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas. Com isso estabelecido, a evolução do projeto e o progresso dos objetivos se deram por meio da análise das redes sociais, detectando os influenciadores digitais e seus canais de comunicação, de forma a mapear as características destes veículos e construir avaliações sobre os mesmos. Avaliação das mídias sociais mais adequadas como forma de inspiração para a construção do blog, integrando as demais mídias e concentrando resenhas e indicações escritas pelos colaboradores, entendendo-se por colaboradores alunos bolsistas, alunos voluntários e demais parceiros que queiram contribuir. Ao longo dessas atividades foi realizada uma organização das mídias digitais utilizadas, tais como: regularidade, conteúdo, público alvo, parcerias, etc. Tendo essa estrutura formada, as mídias são alimentadas de acordo com um planejamento. Por fim, o projeto é divulgado à comunidade interna e externa, assim como também é delineada uma associação com outros projetos de leitura existentes no Campus Canoas, pois é constatado um público leitor. Cabe destacar que observar e usufruir da potencialidade das redes sociais nos mais diversos campos da vida social e profissional possibilita aos alunos utilizarem estas mídias de forma mais criativa, crítica e responsável, acumulando novos conhecimentos à formação dos estudantes.


Palavras-chave


informática; blog literário; incentivo à leitura

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