Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Laboratório de preservação de acervos bibliográficos: dinamização de ações pedagógicas na biblioteconomia
Maria Elizabeth Borges Maske, Elisabete Konrath Damaceno, Lizandra Brasil Estabel

Última alteração: 17-09-2019

Resumo


Elisabete Konrath Damaceno, Maria Elizabeth Borges Maske, Lizandra Brasil Estabel (orientadora)

Afiliação: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre

lizamaske@hotmail.com,betidamaceno@gmail.com,lizandra.estabel@poa.ifrs.edu.br

O Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre tem a duração de três semestres e estágio curricular obrigatório de 160 horas. O Técnico em Biblioteconomia é um profissional qualificado e atua nas áreas de gestão, serviços técnicos e atendimento ao público. A disciplina de Prevenção e Conservação de Acervos Bibliográficos II é voltada para o ensino teórico e execução de atividades práticas no Laboratório de Preservação de Acervos como: higienização, pequenos reparos, encadernação e acondicionamento de livros, qualificando o Técnico em Biblioteconomia na implementação de ações de conservação preventiva em acervos bibliográficos. O bolsista desenvolve ações de monitoria colaborando com o professor durante as aulas práticas, auxiliando os alunos na execução das atividades propostas, contribuindo assim para o aprendizado teórico-prático dos alunos. O perfil dos alunos do Curso é diversificado, e nos últimos anos foram atendidos estudantes com deficiência visual, auditiva, motora, entre outras, que necessitam de atenção especial para ter êxito nas atividades práticas desenvolvidas no laboratório. A atuação do bolsista nesta disciplina envolve conhecimento do conteúdo teórico-prático ministrado durante as aulas e domínio das rotinas implicadas para sua execução. A metodologia adotada inclui o preparo dos materiais de apoio para as aulas, produção de materiais didáticos, tais como apostilas e vídeos, organização do espaço, confecção de modelos a fim de exemplificar os conteúdos apresentados. Reuniões de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas são efetuadas visando a melhoria do atendimento aos alunos com necessidades específicas, atendimento extraclasse, participação em cursos e eventos da área e produção de relatórios das atividades desenvolvidas. Como resultados parciais do Projeto pode-se destacar a produção de materiais para as aulas; confecção de modelos dos conteúdos desenvolvidos; reparos em livros do acervo CERLIJ. Este Projeto de dinamização de ações didático pedagógicas no Laboratório de Preservação de Acervos Bibliográficos é essencial para a formação dos técnicos em Biblioteconomia e a disciplina se constitui um diferencial na formação do aluno, enriquecendo sua atuação futura no mundo do trabalho. O ensino teórico e sua aplicação prática é complexo e a dedicação e o empenho do professor e do monitor durante as aulas e o interesse dos alunos em aprender são essenciais para o sucesso dos alunos e futuros profissionais da Biblioteconomia. Este Projeto está relacionado às seguintes disciplinas do Curso: Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos I e Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II e ao Programa Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: uma proposta para o CERLIJ 2019, promovendo a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e qualificando a formação dos alunos do Curso e suas práticas, promovendo a construção do conhecimento e sua aplicação.


Palavras-chave


Ensino; Práticas Pedagógicas em Biblioteconomia; Inclusão; Monitoria

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