Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Projeto de simulação de abandono de área
Simone Menezes de Paula

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Como futura técnica, esse trabalho vem contribuir para a comunidade escolar, orientando como e assumindo a responsabilidade de organizar um Projeto de Prevenção e Combate ao Incêndio (PPCI). Buscou ao máximo passar as orientações para prevenir qualquer incidente e alertar para perdas materiais e humanas. Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Sibila Ana Burin-Rua Marechal Floriano, 45 – Bairro: Novo Esteio. Esteio/RS. A escola é construída apenas no nível térreo e possuí 58 funcionários, 07 salas de aulas, 01 biblioteca, sala de diretoria, secretaria; 01 sala de professores, 01 sala de leitura; cozinha, berçário, banheiros dentro do prédio, refeitório, dispensa, almoxarifado, pátio coberto, pátio descoberto e lavanderia e 02 Parque infantil equipado com brinquedos. Possuí equipamentos instalados no local como aparelhos de tv, aparelhos de dvd, aparelho de som, impressora, computadores e fax. Sua população atingida é educação infantil, berçário, maternal, creche e pré-escola, suas características são crianças com idade entre zero e sete anos de idade. Definir os procedimentos de atuação como aluna de Segurança do Trabalho, visando à remoção das pessoas o mais rápido possível, através um Plano de Ação de Treinamento e Abandono de Área. Atender a Norma Regulamentadora Vinte e Três (NR-23) do MTE que prevê a obrigatoriedade em adotar medidas de prevenção e manter pessoas treinadas para prevenir e combater princípios de incêndios. A metodologia utilizada foi DDS com alunos e professoras, orientações a serem seguidas pelos alunos e distribuição da rota de fuga para os alunos com antecedência. Conclui-se que a escola possui os sistemas para prevenção, solicitados pela Legislação Brasileira de Segurança contra Incêndio conforme a NR 23. Os alunos estavam atentos às explicações e comprometidos com o treinamento, não houve dispersão. Os alunos tiveram uma ótima postura em relação ao exercício, de maneira ordenada em silencio tanto na saída da sala como no retorno. A educadora não conhecida a rota de fuga, alegando esquecimento de interagir. Mesmo com esse detalhe não positivo, pode-se dizer que o simulado foi um sucesso levando em conta a idade dos alunos.


Palavras-chave


simulação;prevenção;incêndio

Texto completo: 6279