Última alteração: 14-10-2019
Resumo
Em função do avanço tecnológico, a velocidade no qual o conhecimento é produzido e as novas formas de ser e estar no mundo contemporâneo, os processos no qual a escola se consubstancia vem sofrendo uma série de influências. Em especial a partir da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nos processos gestionários no espaço escolar. A gestão escolar, nesse sentido, se constituiu como um campo pouco explorado, quando trata-se da articulação entre suas práticas e a utilização dos recursos tecnológicos da gestão. O objetivo deste trabalho é identificar as tecnologias utilizadas pelos gestores das escolas públicas das redes Municipais e Estaduais da cidade de Porto Alegre, descrevendo as formas de utilização das TDIC’s. Destacamos o papel das tecnologias, nos mais diferentes contextos, como sendo um recurso potencializador dos processos pedagógicos e administrativos. Como metodologia na produção dos dados, foi utilizada uma abordagem qualitativa, sendo o instrumento de pesquisa a utilização de questionário online, remetido aos gestores. A partir das análises realizadas, percebemos - mesmo que preliminarmente - que as TDIC's se apresentam como sendo de fundamental importância no desenvolvimento das práticas de gestão educacional, na perspectiva dos gestores, mesmo todo seu potencial não sendo utilizado na prática.