Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

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Um novo olhar para a atividade do ditado
Fernando Paim dos Santos Vianna, Fernanda Nunes Deitos, Márcia Häfele Islabão Franco, André Peres

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


O ditado é uma atividade tradicional utilizado no processo de alfabetização, sendo rico pelas imensas funções que agrega, por exemplo, aumento do vocabulário, ortografia, entre outros. Apesar das inúmeras vantagens do ditado, o erro pode ser visto pela criança como frustrante e, segundo pesquisadores, nessa fase de alfabetização é importante que a criança possa realizar uma boa leitura do mundo sem a perda de estímulo. Pesquisas apontam que a existência de ambientes lúdicos em situações de aprendizagem escolar permite que os alunos obtenham mais facilidade em assimilar conceitos e linguagens progressivamente mais abstratas. Atualmente vivemos uma era tecnológica onde as crianças, nativos digitais, são rapidamente absorvidas pelas tecnologias e faz-se necessária uma maior quantidade de opções de ferramentas para auxiliar e complementar os processos de aprendizagem. Neste cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo de ditado digital, que tem como objetivos: i) fazer com que o erro seja visto pela criança como parte do processo de aprendizagem, ii) tornar uma atividade tradicional mais motivadora e interessante. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho começou por uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização, ditado, teorias relacionadas ao uso de jogos e aprendizagem baseada em jogos digitais, após foi realizada uma pesquisa exploratória com o objetivo de identificar trabalhos relacionados ao jogo proposto. Através da análise dos dados coletados durante as pesquisas, foi possível levantar as características do jogo do ditado digital. O próximo passo foi o desenvolvimento do jogo no software Twine, que é usado para criação de histórias, podendo ser adaptado para diferentes objetivos, como interpretação de texto, escrita espontânea e ortografia. O jogo foi avaliado e está sendo utilizado por 20 crianças de uma turma do 3o ano do ensino fundamental. Dessa forma, o jogo proposto vem como um instrumento para auxiliar professores e alunos no processo de alfabetização de forma lúdica e prazerosa. Neste sentido, os jogos educacionais surgem com a possibilidade de transformar o ambiente em que as crianças estão familiarizadas em um ambiente de aprendizado. O jogo apresenta um cenário familiar as crianças onde elas vão praticar o ditado ouvindo e visualizando imagens representativas das palavras a serem escritas a cada etapa. A cada resposta é realizado um feedback para a criança no ambiente. De forma individualizada o professor tem acesso a um relatório para verificar o desempenho de cada criança podendo direcionar o aprendizado e aprimorar a aprendizagem do aluno.


Palavras-chave


Ditado; jogo digital; aprendizagem