Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

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A utilização do cinema comercial para o estudo de teorias organizacionais
Carolina Gouvea Dornelles, Sabrina Letícia Couto da Silva, Clúvio Buenno Soares Terceiro

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


O trabalho analisa como alunos do curso técnico em administração compreendem as relações entre temas abordados pelo cinema comercial e os conceitos trabalhados na disciplina Teorias Organizacionais. Como recorte da investigação utilizou-se os filmes “Amor se Escalas” e “O Informante”. A disciplina Teorias Organizacionais tem por objetivo proporcionar ao discente uma base conceitual sobre as principais teorias organizacionais. Para tanto, apresenta e discute um conjunto de conceitos relacionados às diferentes teorias administrativas e organizacionais. O uso destes filmes nesta disciplina tem se mostrado rico para as discussões conceituais com possibilidade de generalizações para os espaços de vida e de trabalho. Durante a disciplina o professor solicita aos alunos a elaboração de um relatório que correlacione cenas dos filmes com a atualidade das organizações com as quais interagem e com os conteúdos da disciplina e que são discutidos nas aulas. As análises contaram com a participação de alunos de duas turmas de 3º semestre (último do curso) que estudaram nesta disciplina no ano letivo de 2018 e que foram lecionadas pelo mesmo professor. Para a construção dos argumentos os relatórios elaborados pelos alunos foram analisados e tabulados.  As análises contaram ainda com a aplicação de uma avaliação de reação em uma das turmas combinando análises qualitativas e quantitativas. Os resultados parciais indicam recorrências e distanciamentos nas interpretações teóricas expressadas pelos alunos. Espera-se, ao final do estudo, que os dados estatísticos indiquem quais foram os conceitos melhor compreendidos pelos alunos e aqueles aos quais não se aplicam a estes filmes. Destaca-se o potencial didático destes filmes comerciais para retratar diferentes realidades organizacionais, expressar os problemas do cotidiano das organizações e possibilitar uma reflexão sobre as práticas de gestão, convertendo-se em contribuições para a formação profissional na área da Administração. Por fim, espera-se que o estudo possa contribuir com o trabalho desenvolvido por outros professores da área de ciências sociais aplicadas por demonstrar uma forma didática de apresentar e discutir estes conteúdos que costumam ser vistos pelos alunos como cansativos, descolados da realidade e de difícil compreensão.

Palavras-chave


Teorias Organizacionais; Ensino de Administração; Cinema Comercial.