Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

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Relato de Extensão: TransENEM
Alicia Cima Rodriguez, Liliane Madruga Prestes, Eloisa Solyszko Gomes

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


O coletivo TransENEM Porto Alegre foi projetado e maturado objetivando a promoção de educação popular inclusiva voltada para mulheres travestis, pessoas trans (binárias ou não) e outros grupos LGBT’s. O projeto, que é inspirado em iniciativas educacionais similares em vigor em outros Estados brasileiros, começou suas atividades regulares no ano de 2016. Tendo em vista uma longa trajetória histórico social de dificuldades e preconceitos enfrentados pelas comunidades LGBT’s, há uma série de lacunas refletidas nas dimensões sociais e individuais que precisam ser superadas em busca da igualdade de direitos entre os indivíduos. Nesse sentido, o TransENEM atua na frente da educação, ofertando aulas em um ambiente escolar acolhedor, plural e horizontal, que auxiliam as alunas e os alunos a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio e/ou o ingresso à universidade. O coletivo mantém uma rede multidisciplinar de voluntários que se identificam com as causas e buscam somar forças para manter viva essa iniciativa auto-gestionada. Atualmente, as aulas do TransENEM Porto Alegre ocorrem na sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul -  Campus Porto Alegre e o projeto está vinculado ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPEGS), que por sua vez faz parte da Diretoria de Extensão (DEXT) do IFRS-POA. A fim de auxiliar a concretização das metas do programa de extensão e das ações afirmativas que buscam diagnosticar as demandas da comunidade e relacioná-las ativamente com as atividades que ocorrem no campus, eu experiencio a tarefa de ser bolsista do TransENEM. Enquanto bolsista, durante os meses em que estou integrada ao grupo, fui entendendo as dinâmicas do projeto, me identificando ainda mais com a causa e buscando auxiliar a fortificação do elo entre o coletivo e a instituição (IFRS), além de colaborar com a divulgação do projeto para a comunidade externa. Na parte educacional estabelecemos uma relação de monitoria, eu atuo conforme as demandas dos estudante e dos professores, oferecendo apoio às aulas, contribuindo na elaboração do material didáticos, etc. Na parte administrativa, comecei a integrar o grupo de trabalho da organização do coletivo, onde são discutidos e deliberados pautas acerca das diversas dimensões do TransENEM, pois, além das aulas, que ocorrem no turno da noite, é oferecido às alunas e aos alunos apoio psicológico, materiais didáticos e auxílio transporte. O TransENEM se renova a cada semestre: novas alunas e alunos procuram o coletivo para ressignificar suas experiências educacionais, novas professoras e professores se dispõem a compartilhar seus saberes, novos integrantes se articulam com o coletivo e novas esperanças florescem indicando o caminho da educação, como método inclusivo, para a superação dos preconceitos, fortalecimento pessoal e transformação social.


Palavras-chave


educação; comunidade LGBT; acolhimento