Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

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PROPEL: uma leitura de suas conquistas e seus desafios
Taiane Silva Gonçalves, Bruna de Oliveira Gasse, Natália Sobierayski Esnaola, Cláudia Silva Estima, Luciana Sauer Fontana, Renata Trindade Severo

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


Este ensaio de pesquisa objetiva investigar quais as ações de extensão - temas e formatos de eventos - desenvolvidas no âmbito do Programa Permanente do Ensino de Línguas, Literaturas e outros Assuntos Culturais (PROPEL), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, que mais despertaram o interesse da comunidade acadêmica, particularmente, as realizadas entre os anos 2013 e 2018. Os procedimentos metodológicos para a organização da pesquisa envolvem: a) entrevista previamente estruturada aos docentes proponentes das ações de extensão; b) mapeamento quantitativo dos eventos realizados, por meio da ferramenta Sistemas de Informação e Gestão de Projetos - SIGPROJ, complementada por análise documental composta por cartazes, fotografias, avaliações das ações e listas de presença; c) análise dos dados coletados e elaboração de categorias analíticas. Destaca-se que o PROPEL caracteriza-se por ser um programa de extensão que visa promover ações que envolvam cursos de línguas (Espanhol, Inglês, LIBRAS, Português como Língua Materna, Português como Língua Estrangeira, Francês), oficinas, palestras, ciclos e mostras sobre variadas temáticas contemporâneas – estudos sobre gênero, etnia, assédio, tecnologia, entre outros. Os propositores das ações do PROPEL - professores/ pesquisadores/ discentes - podem variar de semestre a semestre, conforme interesse pelos projetos e disponibilidade. Salienta-se que é permitida, também, a participação de proponentes externos ao Campus. Mas, sobretudo, o compromisso do PROPEL centra-se na oferta de atividades de extensão direcionadas a aspectos e competências humanísticas e culturais, que permeiem questões socioculturais e sociolinguísticas, contribuindo, assim, de forma significativa para uma educação que promova o pensamento crítico, a inclusão social responsável e a valorização humana. A escolha da bolsista/PIBEX e discentes voluntárias pelo tema proposto foi incitada por vários motivos, entre os quais, elencam-se, em especial: abrangência do programa, pois desde seu início em 2011 o PROPEL já atendeu, por meio de suas variadas ações, mais de 6500 pessoas - incluindo alunos, servidores e comunidade externa; e planejamento de ações futuras que continuem a contemplar e fomentar a participação da comunidade interna/externa. O estudo adotará como referencial teórico os estudos sobre línguas, cultura e gestão de eventos. Indica-se que o estudo ainda está em andamento, mas os dados e análises preliminares já apontam que as ações como cursos de línguas apresentam uma procura muito grande, independente do horário ou dia que sejam oferecidos; já palestras e ciclos de filmes movimentam um público limitado; oficinas, em função de oferecerem temas mais focados e serem realizados em cargas horárias mais concentradas, têm respondido positivamente em relação à manutenção de um número significativo de seus participantes até o término da ação. Por fim, espera-se, ao término da pesquisa, projetar ações futuras que possam estar cada vez mais alinhadas aos interesses do Campus Porto Alegre e da sua comunidade externa.


Palavras-chave


Programa de Extensão; Ensino de Línguas; Estudo Culturais