Última alteração: 25-09-2018
Resumo
O estudo tem como propósito aprofundar a investigação sobre a formação e a expansão de organizações ou núcleos envolvidos com a economia criativa, particularmente com o setor de produção de softwares. A justificativa para desenvolver essa pesquisa se fundamenta na observação de que algumas pessoas ou organizações possuem suporte em redes sociais de fomento de negócios na região de Porto Alegre. Essas redes ou estruturas produtivas são caracterizadas em geral por requerer emprego de mão de obra em atividades tangíveis e intangíveis de produção de bens de consumo. Essas iniciativas de empreendimento possuem ligações que podem estar associadas com a economia criativa e são vistos por muitas comunidades como um caminho para se alcançar o desenvolvimento econômico e social. Assim sendo, essas estruturas são encaradas como oportunidades para pessoas, grupos sociais e comunidades que ofertam produtos e serviços na região de Porto Alegre. Compreende-se que o surgimento de empreendimentos no âmbito da economia criativa não se dá por acaso. Atualmente tem se observado muitas tentativas de transformar ideias em negócios e isto acontece em um processo que envolve vários atores que se relacionam numa lógica própria de mercado. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho foi desenhado um estudo explorátório que contempla a análise de dados secundários, ou seja, leitura de textos sobre a economia criativa e.g. textos sobre produções artísticas, de software, etc. na região de Porto Alegre e foi traçado um plano de coleta dos dados que prevê entrevistas em profundidade junto aos agentes do setor de serviços nesta região. As análises feitas até o momento permitem identificar que as atividades de produção e distribuição de bens e serviços de característica criativa se valem de um conhecimento diferenciado para o seu desenvolvimento. Assim, essas organizações podem determinar a participação ou não de pessoas ou empreendimentos num ciclo que se estende de uma rua, um bairro, uma cidade até uma rede global. Em síntese, pode-se considerar, preliminarmente, que as dinâmicas peculiares de produção e comercialização de bens intangíveis que envolvem conteúdo autoral necessitam de configurações organizacionais diferenciadas para possibilitar o surgimento e o desenvolvimento de empresas numa economia criativa.