Última alteração: 12-03-2019
Resumo
O presente relato de experiência é fruto do Projeto de Extensão “Significando Saberes” que tem como objetivo promover a alfabetização e letramento de uma estudante surda do ensino fundamental de uma escola pública do município de Ibirubá. A proposta surgiu como alternativa de amenizar as dificuldades enfrentadas por essa estudante devido a falta de tradutor intérprete de libras em sala de aula. As atividades desenvolvidas no projeto envolvem língua brasileira de sinais, língua portuguesa na modalidade escrita e matemática básica. Os encontros são presenciais e realizados semanalmente, com duração de 4h. Importante ressaltar que o ensino e a aprendizagem acontecem entre “pares”, considerando que o bolsista selecionado para atuar no projeto é surdo e compartilha seus conhecimentos e experiências com estudante alvo do projeto. Nesses encontros, uma das atividades desenvolvidas é o ensino de matemática através de metodologias visuais, concretas, utilização de imagens e vídeos, além de jogos pedagógicos. Nesse relato apresentamos o jogo “pega varetas”, onde a estudante foi desafiada a aplicar as quatro operações matemáticas. O pega-varetas é um antigo jogo de destreza manual. A forma mais conhecida, consiste em várias varetas coloridas e uma vareta preta, pode ser jogado por 2 a 6 jogadores. No início do jogo, o feixe de varetas é jogado ao acaso na mesa, para que os jogadores tentem pegar as varetas de sua respectiva cor. Cada jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando essa tentativa for frustrada, passa a ser a vez do próximo jogador. As varetas são pontuadas de acordo com as cores e há uma vareta especial, de cor preta, que quando apanhada pode ser utilizada para ajudar a retirar as demais. De modo geral, as varetas tem a seguinte pontuação: verde: 05 pontos; azul: 10 pontos; amarelo: 15 pontos, vermelho: 20 pontos; e preta: 50 pontos. Ao final da partida, os jogadores somam as varetas retiradas de acordo com a pontuação descrita. Para o projeto, o jogo foi adaptado e as quatro operações matemáticas foram aplicadas. A primeira operação foi a adição, conforme a regra geral do jogo. Em seguida, a operação utilizada foi a subtração, onde um jogador deve subtrair a soma das suas varetas da soma das varetas do seu oponente, conforme as cores determinadas. A multiplicação e a divisão foram aplicadas seguindo a cor e o valor correspondente a elas. Para auxiliar na organização do jogo, foi criada uma tabela com as operações desejadas. Com essa atividade percebemos que o material concreto auxiliou na compreensão de conceitos matemáticos simples e raciocínio lógico. Além disso, a estudante aprendeu os números em libras e na sua forma escrita.