Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

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Uma experiência no ensino de bioestatística e metodologia científica: a aplicação de problem based learning
Julio Cesar dos Reis da Silva, Júlia Delgado da Fonseca, Daniele Botelho Vinholes, Mônica Maria Celestina de Oliveira

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


Ao longo do século XX, as pedagogias diretivas tradicionais foram amplamente revistas e questionadas por educadores engajados em novas concepções do próprio ato de educar, assim como de suas implicações. O pressuposto epistemológico empreendido até então – uma ação docente arbitrária em um discente inerte – já não era mais tido como adequado numa era de rápida evolução científica e tecnológica. Problem Based Learning (PBL) é uma metodologia que data dos anos 70 e foi construída com o intuito de modernizar o ensino, inserindo o discente em cenários simulados. Nesse contexto, a construção do conhecimento ocorre através das tentativas dos educandos de, em grupo, articular discussões, pesquisas e materiais pertinentes às problematizações propostas em sala de aula. O projeto teve como objetivo discutir estratégias, modelos e ferramentas para a aplicação do PBL nas práticas de ensino das disciplinas de Bioestatística e Metodologia Científica dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Gastronomia e Nutrição da UFCSPA, visando tornar as aulas mais dinâmicas e proporcionar o aumento da autonomia do aluno, ao estimular a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico. Durante o ano de 2017 foram realizados encontros semanais com a equipe. Buscou-se artigos científicos publicados na área da saúde com algum tipo de viés de pesquisa ou ausência de informações necessárias ao bom entendimento do estudo. Cada artigo foi cuidadosamente analisado com as ferramentas PRISMA e STROBE, para que as falhas presentes pudessem ser sistematizadas para elaboração de situações problema. As discussões deram origem a diversos cenários específicos, aplicados durante o segundo semestre de 2017 e avaliados positivamente pelos estudantes. Para eles, a incorporação de PBL permitiu o contato com uma acepção diferenciada de ensino-aprendizado, que se mostrou satisfatória, cativante e desafiadora, e nos permitiu um melhor entendimento da aplicabilidade da PBL.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Problem Based Learning; Metodologia Científica