Portal de Eventos do IFRS, MostraPoA 2017

Tamanho da fonte: 
Elaboração de atividades para consolidação de vocabulário em inglês para gestão e negócios no ensino médio integrado
Ana Luiza Herber Beckel, Isabel Cristina Tedesco Selistre

Última alteração: 24-09-2017

Resumo


Uma das metas pretendidas em um curso técnico na área de Gestão e Negócios refere-se à aquisição de vocabulário especializado na língua inglesa. Considerando que 10 (dez) dos 17 (dezessete) campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul oferecem cursos integrantes do eixo Gestão e Negócios e também a disciplina de Língua Inglesa e não dispõem de material didático com foco no vocabulário específico, este estudo tem por objetivo selecionar os itens lexicais na área de Gestão e Negócios a serem ensinados no ensino médio integrado e elaborar atividades para consolidar a aprendizagem desses itens. O trabalho divide-se em duas etapas: a primeira consiste na seleção dos termos essenciais da área em foco e posterior organização em tópicos; a segunda compreende a elaboração de atividades de consolidação de vocabulário através da seguinte metodologia: (1) coleta de modelos de atividades para desenvolvimento de vocabulário (impressos e online); (2) preparação de atividades para fixação dos itens lexicais elencados na primeira etapa; (3) testagem das atividades com grupos de alunos do curso médio integrado Técnico em Administração do IFRS – Campus Osório. Até o momento, obtivemos os seguintes resultados: (a) 5.692 termos extraídos das fontes selecionadas; (b) identificação de 10 tópicos semânticos (Advertising/Marketing; Bank/Money; Departments/Organizations; Employment; Insurance; Jobs and positions; Office; Sales; Social issues; Technology); (c) 14 tipos de exercícios para consolidação de vocabulário, os quais apresentaram a exigência das seguintes tarefas cognitivas: seleção de item lexical apropriado em um determinado contexto/frase; seleção de item lexical apropriado em um determinado contexto/texto; relacionamento de classes de palavras que apresentam associação semântica; análise da veracidade de informações a partir de conhecimento prévio no nível de frases; dedução de questões a partir de respostas; reconhecer combinações de palavras; respostas a questões de acordo com texto apresentado com foco em vocabulário específico; determinação de um item lexical com base na sua definição; reescrita de frases incorretas (uso de vocabulário inadequado); inferência de significado, considerando o contexto da frase ou texto; organização de palavras ou frases na ordem coerente; produção de frases ou textos; identificação de grupos semânticos; elaboração de redes semânticas; d) organização da primeira unidade do material de apoio, tendo como tópico “Occupations” [Profissões]. Assim, acredita-se que a elaboração desse material de apoio após a conclusão das etapas de preparação das atividades e testagem destas no IFRS – Campus Osório, poderá auxiliar os professores de língua inglesa na preparação e execução de suas aulas, o que, por consequência, beneficiará os alunos envolvidos no processo de aprendizagem.


Palavras-chave


ensino de inglês; inglês no ensino médio integrado; vocabulário de inglês para gestão e negócios

Texto completo: PDF