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Cantar e aprender: atividades com canções como recurso didático no ensino de idiomas
Iria Izabel de Souza Barcellos, Deise Leite Bittencourt Friedrich

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


O domínio de uma língua estrangeira é um diferencial de importância fundamental para o profissional que pretende se destacar no mercado de trabalho. Na área do secretariado esta competência adquire uma especial relevância. Em geral os cursos técnicos nesta área possuem curta duração, o que coloca como desafio encontrar maneiras de otimizar o processo de aprendizagem do idioma. O presente trabalho visa apresentar um relato de como o ensino de idiomas em um curso de secretariado de nível técnico pode se beneficiar da utilização de atividades com canções em sala de aula. Tal relato tem por base a observação de aulas da disciplina de Língua Espanhola que contemplem estas atividades. Esta observação tem o intuito de levantar quais objetivos de aprendizagem são otimizados pela utilização das atividades com canções. Os resultados encontrados devem incluir o aprendizado da gramática, o aperfeiçoamento da pronúncia e a ampliação do vocabulário, além da prática de competências diretamente ligadas aos profissionais de secretariado, como uma boa emissão vocal e a desenvoltura em situações que envolvem interação com o público.

Palavras-chave


secretariado; ensino de idiomas; canções;

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