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Vamos ler?: uma plataforma digital para uma nova experiência de leitura para crianças
Gabriela Manica Ambos, Rafael Maus Ourique, Veronica Pasqualin Machado

Última alteração: 20-09-2017

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo digital para plataformas mobile que contribua para a melhoria das habilidades de leitura de crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, a partir de tarefas de leitura. A razão do desenvolvimento da pesquisa centra-se na ideia de que os jogos digitais podem auxiliar não só nos estudos, bem como no letramento digital. Além disso, os smartphones tornaram-se uma janela para conteúdos educacionais, os quais são frequentemente usados por crianças que são consideradas como “nativos digitais”. O objeto de estudo é o letramento digital, que se refere às práticas de leitura e produção de texto em ambientes como o computador ou smartphones. Para realizar esse trabalho, foi necessário realizar pesquisas bibliográficas sobre jogos digitais e letramento digital. Como a pesquisa é de abrangência tecnológica, também foi necessário pesquisar sobre outros aplicativos, a fim de estabelecer uma tabela comparativa com as principais funcionalidades e, assim, idealizar como o aplicativo seria implementado. Também foi aplicado um questionário, distribuído nas redes sociais (Facebook, Google+ e Twitter), sobre a utilização de smartphones nas casas e nas salas de aula, a fim de validar a proposta da pesquisa. O questionário teve familiares de crianças e professores do Ensino Fundamental como público-alvo. Para as tarefas de leitura, serão utilizadas histórias infantis adquiridas através do site Domínio Público, para que não se infrinjam os direitos autorais (de texto e de imagem). A análise das respostas do questionário feitas até o momento mostra que a proposta da aplicação possui aceitação por parte da comunidade que participou da pesquisa. Além disso, através desta pesquisa, foi possível definir para que tipo de plataforma a aplicação será desenvolvida, que será Android. Como conclusões preliminares, pode-se afirmar que o uso de smartphones pelas crianças pode ser explorado pela escola para auxiliar a melhoria da capacidade leitora.



Palavras-chave


Educação; Letramento digital; Jogos digitais