Portal de Eventos do IFRS, 10ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Modelagem de Componentes através de Software CAD e monitoria para o Ensino Médio Integrado
Vitor Eduardo Wollmann

Última alteração: 29-11-2022

Resumo


A atividade realizada como mentoria, consiste em dar uma assistência ou complemento para alunos que apresentem algum tipo de dificuldade durante as aulas. Como prioridade, o projeto busca formas para prestar auxílio aos estudantes que apresentem dificuldades no entendimento do conteúdo. O objetivo do trabalho é prestar monitoria para alunos do 1º e 2º ano do curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio, respectivamente nos componentes de Desenho Técnico e Desenho Auxiliado por Computador - CAD. Esta atividade ocorre nos horários de aula dedicados a atendimentos e atividades extracurriculares; Quartas à tarde, nos laboratórios de informática, localizados no prédio central do Campus Ibirubá. O software utilizado tanto nas aulas quanto nas atividades é o Inventor Professional 2019,  da empresa Autodesk, com ele podemos criar esboços em 2D e 3D, montagens de conjuntos mecânicos e confecção de peças únicas. A segunda atividade que é realizada é a pesquisa dentro do software por funções que facilitem o trabalho dos alunos, podendo realizar esta pesquisa de forma prática a partir das peças e atividades que nosso coordenador nos propõe. Dentro destes trabalhos estão inclusos, desenhos de montagens diversas que apresentam alguns conceitos novos que podem ser aplicados em tarefas de aula. Assim presta-se auxílio durante os períodos de aula. Pode-se concluir que a atividade possui além de uma grande importância pedagógica, também tem grande contribuição para nosso crescimento pessoal e profissional na área. Outro fator relevante a se observar é que, os bolsistas ao prestarem monitoria, não só ajudam os alunos, mas também agregam conhecimento do conteúdo explicado. Pelo fato dos bolsistas do projeto estarem cursando o componente de CAD - Desenho Auxiliado por Computador, os bolsistas precisam estar sempre um passo à frente do conteúdo para auxiliar os alunos com dúvidas. Obtendo maior conhecimento sobre os recursos do software, aprimorando assim a forma  de estudo com o auxílio dos participantes do projeto.



Palavras-chave


Educação, Coordenador, Software e Desenho técnico