Portal de Eventos do IFRS, 10ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Desenho Técnico Mecânico para Ensino Médio Integrado
Gabriely Huber Magni

Última alteração: 29-11-2022

Resumo


A mentoria pode ser considerada um processo prático de aprendizado e crescimento acadêmico ou profissional, trazendo resultados de aprimoramento dos conhecimentos e a fim de torná-los efetivos. O projeto Monitoria de Desenho Técnico Mecânico para Ensino Médio Integrado visa reduzir as dúvidas e dificuldades encontradas pelos alunos do técnico, bem como evitar recuperações e reprovações na disciplina de Desenho Técnico. Estabelecida como um componente curricular, é importante que os alunos compreendam a disciplina e sejam capazes de interpretar, projetar e desenhar peças e elementos mecânicos para um bom rendimento e aprendizado. Desse modo, o projeto tem o objetivo de oferecer auxílio e atendimento aos estudantes para que sejam capazes de realizar as atividades propostas em aula, além de desenvolver material didático, como peças e modelagem que poderão ser utilizadas pelo professor. O trabalho ocorre nos laboratórios de informática que o Campus Ibirubá oferece, exclusivamente nas quartas-feiras à tarde, horário em que os alunos podem solicitar assistência de maneira individual ou em grupos. Além disso, quando os estudantes possuem dúvidas mais simples e rápidas de serem sanadas, também podem utilizar o aplicativo Whatsapp para envio de mensagens. Para os alunos do 1° ano do Técnico em Mecânica, que estão iniciando e aprendendo o básico, os desenhos são realizados à mão. Já para os alunos do 2° ano que possuem a disciplina de Desenho Auxiliado por Computador, o software CAD (Computer Aided Design) utilizado é o Autodesk Inventor. Nesse sentido, de maneira padrão, a monitora também faz a utilização desse mesmo software. Com isso, apesar dos alunos do 1° ano não saberem como esse CAD funciona, sua utilização nos atendimentos permite que os alunos visualizem e entendam a forma espacial dos objetos e suas vistas ortogonais. Embora a procura e o interesse dos estudantes não seja tão frequente quanto o esperado, os que recorreram a esse recurso e suporte conseguiram sanar suas dúvidas, com uma melhor compreensão. Dessa maneira, portanto, pode-se observar que o projeto atende as questões e necessidades dos alunos, trazendo também maior troca de conhecimento e comunicação entre eles, a monitora e o professor. Ademais, gerou impactos positivos na desenvoltura acadêmica, pessoal e pedagógica da monitora.

Palavras-chave


Monitoria. Desenho Técnico. Aprendizagem