Portal de Eventos do IFRS, 11ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Aprendizado na prática- construção de foguetes
Tainá Jamile Dal Molin Sand, Ana Luiza Camargo, Antônia Rubin Pianesso, Bernardo Alberto Wahlbrink, Betina Prestes Ruckert, Cecília Klein, Eduarda Juliê Bersch, Flávia Maldaner Kuhn, Gabriel Decarli Fritzen, Gabriel Pott De Oliveira, Gabriel Presser, Gabriela Luiza Rossi, Geovanna Midon Camera, Leandra Vieira, Leonardo Bento Veiverberg, Letícia Martins Blasi, Mathias Teixeira Alves, Miguel Grahl Do Prado

Última alteração: 26-09-2023

Resumo


O conhecimento cientifico e prático daquilo que os alunos aprendem em sala de aula é de extrema importância para a formação e interesse acadêmico dos mesmos. Nesse sentido, passou a ser desenvolvido pela turma do primeiro ano em Mecânica do IFRS- Campus Ibirubá a construção de foguetes proposta como ação do projeto integrador, onde os alunos também participaram da 17º Amostra Brasileira de Foguetes. O projeto teve início neste ano, colocando em prática conhecimentos das disciplinas de física, química, matemática e da área técnica de mecânica. Inicialmente os alunos foram desafiados a buscar conhecimentos e auxílio necessário para que pudessem construir seus foguetes de garrafas pets impulsionados pelo combustível que consistia na reação do bicarbonato com o vinagre, além da elaboração de uma base de PVC para o lançamento dos foguetes. Durante a fabricação do projeto, foram utilizados equipamentos existentes no campus, os alunos enfrentaram várias dificuldades durante o processo e por isso foram realizados vários testes, que colaboraram para a escolha da melhor angulação da base, formato aerodinâmico, resistência dos materiais e da melhor proporção de bicarbonato de sódio e vinagre, por exemplo. Os estudantes contaram com o apoio de vários docentes da instituição, com os quais puderam sanar suas dúvidas e encontrarem soluções aos seus problemas. Durante os lançamentos os participantes obtiveram bons resultados, ultrapassando a marca dos cem metros que havia sido estabelecida. A elaboração dos foguetes, além de proporcionar uma experiência diferente de aprendizado aos alunos, atraiu interesse não somente nas pessoas da instituição, como também de fora dela, já que as pessoas ligadas aos participantes do projeto acabaram conhecendo e até mesmo participando indiretamente no processo de construção dos foguetes, o mesmo acabou por abrir novas portas de conhecimento aos alunos e serviu como oportunidade para que esses conseguissem expandir seus horizontes no aprendizado.

 


Palavras-chave


Foguetes. Projeto Integrador. Aprendizado Pr