Portal de Eventos do IFRS, 11ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Reconstruindo uma Trilha Ecológica como estratégia didática do Campus Ibirubá
Paloma Tatsch Ardaves

Última alteração: 02-10-2023

Resumo


A proposta visa reconstruir uma trilha ecológica no espaço de mata nativa do

IFRS Campus Ibirubá, transformando-a em um espaço para atividades

didáticas de interpretação da natureza e podendo abranger diversas

componentes curriculares. A proposta visa integrar a formação técnica e

superior, especialmente na área das Ciências Agrárias. A educação ambiental

é um tema transversal necessária para todos os níveis de ensino e todas as

áreas de conhecimento, e a existência da trilha serve como um espaço de

abordagem prática. Para atender as atividades no espaço da trilha são

necessárias a sua manutenção e a monitoria para desenvolver atividades

guiadas, proporcionando aos estudantes aprofundamento de conhecimentos e

habilidades, e dessa forma contribuir para sua formação cidadã, profissional e

interações acadêmicas. As trilhas ecológicas promovem a interpretação

ambiental, permitindo que estudantes obtenham conhecimento através de

experiências práticas e com isso busca-se o incentivo à conscientização e

valorização do meio ambiente. O projeto tem como objetivo reativar e manter a

trilha ecológica, promovendo a educação ambiental para a comunidade interna

do IFRS Campus Ibirubá e apoiando abordagens pedagógicas e práticas dos

docentes do Campus. A ação está desenvolvendo uma trilha ecológica na

referida instituição de ensino, e propostas de abordagem educacionais

proporcionando aos estudantes a experiência de interagir com alguns

elementos da natureza. As atividades contemplam a restauração e reativação

através da delimitação, identificação de espécies da flora e reabertura do

caminho da trilha ecológica no Campus Ibirubá. A trilha será reorganizada,

incluindo elementos vegetais identificados de espécies arbóreas e a construção

de roteiro que contemplará os elementos naturais dispostos no percurso para

trabalhar com os estudantes sobre a importância da floresta, espécies nativas,

características de solo e clima, bem como as interações ambientais entre eles.

Foi realizada a demarcação da área para ser construído o caminho da trilha e

posteriormente será feita a sua abertura com mínimo impacto na vegetação. As

espécies arbóreas identificadas foram: canela-preta (Nectandra

megapotamica), Grápia (Apuleia leiocarpa), Caroba (Jacaranda micranta),

Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Cedro (Cedrella fissilis), Canjerana

(Cabralea canjerama), Guatambu (Balfourodendron riedelianum).


Palavras-chave


educação ambiental, flora nativa, observação da natureza.