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Robótica educacional implementada à rede municipal de educação de Ibirubá
Matheus Eduardo Goelzer

Última alteração: 26-09-2023

Resumo


O projeto de Robótica Educacional, em colaboração com a secretaria de educação de Ibirubá, tem como objetivo central aprimorar a educação nos anos iniciais de todas as escolas municipais da cidade. Seu propósito é proporcionar aos alunos um desenvolvimento pessoal eficaz, adaptado às suas capacidades individuais, afastando-os do ensino tradicional em prol do aprimoramento do raciocínio lógico, fortalecimento das habilidades de trabalho em equipe e estímulo à criatividade. Globalmente, o projeto almeja permitir aos alunos explorar suas habilidades e aprimorar suas capacidades, utilizando a ampliação do raciocínio lógico proporcionado pela introdução à lógica de programação. O objetivo primordial é transformar os alunos em protagonistas ativos do processo de aprendizado, adotando a cultura Maker, que coloca o aluno no centro do seu próprio desenvolvimento, incentivando-os a construir e melhorar suas habilidades pessoais de forma prática e envolvente. Por meio desta abordagem de ensino inovadora, a expectativa é que todos os alunos participantes do projeto se beneficiem, não apenas um grupo seleto. A metodologia do projeto envolve a realização de oficinas semanais, que ocorrem às quartas e sextas-feiras, com duração de 8 semanas em cada escola. Estas oficinas combinam teoria e prática, focando na criação de um robô (a atividade conclusiva do projeto), abordando tópicos como eletrônica, programação e lógica aplicada à resolução de problemas. As oficinas introduzem conceitos básicos de robótica educacional, com o intuito de desafiar e motivar os alunos a aprofundar seus conhecimentos em Informática. Até o momento, o projeto foi implementado em apenas uma das escolas participantes, mas os resultados foram extremamente positivos. Ao longo das aulas, os alunos demonstraram um crescente interesse e curiosidade em relação à criação de robôs e seus componentes. Eles adquiriram conhecimentos fundamentais em programação e robótica, aprenderam a utilizar kits de robótica e softwares, e desenvolveram habilidades de raciocínio lógico e proatividade durante as oficinas. O feedback dos alunos foi altamente favorável, destacando experiências positivas com o projeto.

Palavras-chave


Robótica educacional. Educação. Informática na educação.