Portal de Eventos do IFRS, 11ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Monitoria Acadêmica voltada ao acompanhamento do componente curricular Hidrologia e Hidráulica Agrícola do curso Bacharelado em Agronomia
Bruno Acatrolli, Bruna Pimenta, Anadiele Hoppe, Daiane Aimi, Fernando Dendena, Gabriela Cecília Gheno, Karen Nayara Durigon, Suriam Machado

Última alteração: 27-09-2023

Resumo


A Hidráulica estuda o comportamento da água e outros fluidos, estando em repouso ou movimento, sendo muito utilizada na agricultura, de maneira não individual, mas correlacionada com a irrigação, tanto em planejamentos de projetos em pequenas e grandes áreas agrícolas. Assim, o entendimento da mesma em um ensino superior ou técnico é de suma importância, como para estudantes de bacharelado em Agronomia, tendo entendimento através de informações teóricas, correlacionadas com a prática do conhecimento adquirido. A monitoria consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante, para atuar auxiliando o professor ou mesmo atuar em determinados assuntos abordados em aula, desenvolvendo atividades nos campos científicos com supervisão do docente. Essa monitoria proporciona atividades de cooperação entre discente e docente, proporcionando uma experiência diferente na vida acadêmica e posteriormente na vida profissional. Deste modo, no componente curricular de Hidrologia e Hidráulica Agrícola muitos alunos necessitam de um acompanhamento mais detalhado em determinados assuntos abordados, para revisar e compreender o que foi abordado em aula. Com isso a Monitoria acadêmica em Hidrologia e Hidráulica Agrícola proporcionou atividades de fixação de exercícios, as quais envolvem equações matemáticas que geram muitas dúvidas nos alunos, assim foram esclarecidas as mesmas, para conseguirem aplicá-las. O maior acompanhamento foi no projeto de Barragem de Terra, onde o aluno desenvolve não apenas cálculos, mas também interpretação de dados fornecidos pelo professor, utilizando os dados em um software de planilhas eletrônicas para facilitar cálculos que se tornam inviáveis manualmente, logo sendo possível realizar o projeto, para uma construção hipotética, o qual após o discente concluir o curso superior, pode atuar no mercado de trabalho realizando projetos reais para armazenamento de água em uma barragem de terra. Em vista disso, foi realizado acompanhamento até o final do semestre regular do componente curricular de Hidrologia e Hidráulica Agrícola, para os discentes terem o auxílio necessário para concluir o semestre, sendo sanadas suas dúvidas.