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Gestão acadêmica dos cursos: metodologia para avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos do campus Ibirubá
Carina Tonieto, Andréia Xavier Teixeira, Danieli Opelt, Marcos Rafael Tavares

Última alteração: 26-09-2023

Resumo


O projeto pedagógico é o principal documento orientador do curso, cujo objetivo é guiar as ações formativas dos cursos. As dimensões que o compõem estão associadas a questões administrativas,  acadêmicas, pedagógicas  e  políticas, definidas nacionalmente e localmente. A sua finalidade é associar e articular estrategicamente o contexto institucional, a formação dos estudantes e as demandas da comunidade. Desse modo, o projeto pedagógico do curso (PPC) necessita de permanente análise e discussão de modo a integrar, na sua proposta formativa, às demandas institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional), legais (Avaliações Externas), sociais e de perfil dos estudantes ingressantes e concluintes (Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação). Assim considerado, o PPC pode constituir-se no elemento estruturante para o atendimento das políticas de inclusão social, formação para o mundo do trabalho e responsabilidade social das instituições de educação superior. Para tornar possível a análise, discussão, avaliação e atualização dos PPCs dos cursos, propõe-se a elaboração de uma metodologia que permita tal processo de forma colaborativa entre coordenadores de curso, núcleo docente estruturante (NDE), colegiado e Comissão de Acompanhamento e Gestão das Ações de Ensino (CAGE) no campus Ibirubá. O objetivo geral do projeto é, portanto, elaborar uma metodologia para análise e avaliação dos PPCs do campus Ibirubá. Os objetivos específicos são: construir um fluxograma para acompanhamento do processo de atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; elaborar os critérios para análise, discussão e avaliação dos PPCs, de modo a atender os requisitos e indicadores legais e institucionais; definir a organização do trabalho da CAGE, de modo a torná-la mais atuante e participativa. O projeto foi desenvolvido junto CAGE e seguiu a metodologia de projeto contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. Os resultados parciais são: elaboração dos critérios e proposta de roteiro de avaliação contendo cinco dimensões: 1) aspectos gerais, tais como, à carga horária, periodicidade, frequência da oferta, número de vagas; 2) requisitos legais e normativos; 3) curricularização da extensão; 4) pesquisa; 5) acessibilidade e inclusão; e, 6) biblioteca; elaboração do fluxograma. Ao final do projeto espera-se ter uma metodologia de trabalho que oriente coordenadores, NDE e colegiado na elaboração dos PPCs; definir a atuação da CAGE na avaliação e acompanhamento da gestão pedagógica dos cursos.


Palavras-chave


Projeto Pedagógico. Avaliação. Política Educacional. Gestão Pedagógica.