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Adaptação curricular de grande porte para atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas no campus Ibirubá
Julia Daiane Zilio, Kerlon Henrique Da Costa

Última alteração: 29-09-2023

Resumo


O projeto elaborou de forma colaborativa e interdisciplinar uma adaptação curricular de grande porte para estudantes com síndrome de Down que estão matriculados no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do campus Ibirubá. Tal ação é devido ao ingresso de dois estudantes com síndrome de Down não alfabetizados, a necessidade de tornar o currículo do curso acessível e atender a legislação educacional e as políticas institucionais de inclusão. As iniciativas institucionais foram protagonizadas com a implantação nos campus dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e o Plano Educacional Individualizado (PEI), no entanto, cabe à cada campus propor alternativas para tornar o currículo acessível. Desse modo, foi elaborado um currículo organizado em ciclos,  realizando oficinas de formação para os docentes e técnicos, elaborando e acompanhando a realização das atividades pedagógicas, proporcionando momentos de planejamento e avaliações coletivas. O desenvolvimento seguiu a metodologia de projeto na educação (BENDER, 2014) contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. As atividades realizadas foram: 1) elaboração e execução do primeiro ciclo de aprendizagem o qual foi organizado de acordo com os objetivos de aprendizagens vinculados aos conteúdos, níveis de domínio das competências e centros de interesse. 2) Com base nos ciclos foram elaborados materiais pedagógicos a respeito de cada conteúdo, totalizando 50 atividades, que foram disponibilizadas para todos os professores. 3) Participação no conselho de classe dos estudantes referente ao primeiro trimestre letivo. 4) Elaboração de atividades e materiais solicitados pelos professores. 5) Participação em  três reuniões relacionadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com o tema  infraestrutura e oferta de vagas, e duas reuniões sobre o Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE). 5) Foram realizados dois encontros com estudantes do Centro de Referência de Assistência Social do Brasil (CRAS) em colaboração com o projeto de extensão Pré-If, as atividades consistiram em um passeio pelo campus, realização do Scratch day e uma visita ao IF-Maker. O acompanhamento pedagógico e a organização dos ciclos de aprendizagem permitiram o acesso dos estudantes ao currículo do curso, desse modo, construíram as aprendizagens essenciais considerando os seus níveis de desenvolvimento. Também, permitiu a integração dos estudantes no ambiente escolar e acompanhamento especializado, permitindo a construção do sentimento de pertencimento, acolhimento e bem estar, assim como, de esclarecimento e diálogo com a família.

Palavras-chave


Estudantes.Acompanhamento.Adaptação.Aprendizagem.