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A importância da leitura e da interpretação nas questões matemáticas: alguns desafios
Sabrina Elzira de Souza Gaspar, Lucas Matheus do Nascimento, Paula Gaida Winch

Última alteração: 26-09-2023

Resumo


Neste trabalho, relata-se o desafio proposto para alunos do IFRS – Campus Ibirubá, no qual sugeriu-se a leitura e interpretação de questões matemáticas, com o intuito de observar a capacidade de interpretar, selecionar os dados mais relevantes, relacioná-los, assim como, representá-los de modo a facilitar a resolução dos problemas propostos. Esse desafio surgiu no âmbito do componente curricular “Leitura e Produção de Textos”, tendo como objetivo propiciar uma primeira experiência de docência para os discentes do Curso de Matemática – Licenciatura. Primeiramente, foram resolvidas e discutidas algumas questões da Prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio - cinco últimas edições -, cuja solução demandava, principalmente, ler e interpretar os dados contidos nessas. Em um segundo momento, foram selecionadas seis questões, as quais foram reelaboradas de modo a alterar o resultado final. Posteriormente, esses problemas foram aplicados para uma turma da referida instituição, contando com o total de 12 participantes. Após a aplicação, foi realizada a resolução das questões no quadro a fim de sanar possíveis dúvidas e equívocos de interpretação. Por fim, realizou-se a análise das respostas apresentadas pelos participantes, de forma a quantificar acertos e erros bem como identificar possíveis falhas na interpretação das questões. Constatou-se que houve maior dificuldade para resolução das questões 4 e 5, sendo que as mesmas exigiam uma leitura mais precisa para montagem do cálculo a ser desenvolvido. Do total de 12 alunos, apenas 4 apresentaram a resposta correta. Outra dificuldade observada refere-se à interpretação de um gráfico, a qual apenas metade da turma resolveu de forma satisfatória. Em geral, a turma demonstrou interesse em participar do desafio, apesar de manifestarem, inicialmente, certa rejeição a cálculos matemáticos. Evidenciou-se que os equívocos, em sua maioria, surgiram a partir de falhas na compreensão do enunciado da questão. Os discentes do Curso de Matemática relataram sentir-se apreensivos em um primeiro momento, mas, gradualmente, tornaram-se mais confiantes e seguros para explicar. Por fim, destaca-se que a leitura e a interpretação são indispensáveis e devem estar inseridas não somente nas aulas de língua portuguesa, mas merecem atenção especial inclusive na área das Exatas.

Palavras-chave


Interpretação textual. Problemas matemáticos. Docência.