Portal de Eventos do IFRS, 8ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Ressignificando saberes e práticas do ensino da Matemática na Educação Básica
Sara luana dietrich, Heilande Fátima Pereira da Silva, Vânia Luisa Behnen Cord, Rodrigo Farias Gama, Vanussa Gislaine Dobler de Souza*

Última alteração: 27-09-2019

Resumo


O Projeto de Extensão Ressignificando saberes e práticas do ensino da Matemática na Educação Básica busca contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, processo este que tem sido um grande desafio não somente para os alunos e suas famílias, mas também para os professores dessas turmas. Inúmeras vezes os conceitos matemáticos são negligenciados, prevalecendo à preocupação com a leitura e com a escrita, o que nos remete a necessidade de reflexão com todos os envolvidos nos anos iniciais do ensino fundamental, sobre o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais. A proposta do Projeto prevê círculos de diálogos que suscitarão em debates com a equipe pedagógica e os professores dos anos iniciais da Escola Estadual de Educação Básica General Osório do município de Ibirubá. Estes serão determinados a partir das “vozes” e das dificuldades que os mesmos encontram em suas práticas docentes cotidianas, trazidas nos círculos de diálogos, sempre buscando a construção de novas propostas, constituindo um processo de formação continuada para os membros do grupo, possibilitando um diálogo constante com a nossa comunidade e promovendo a extensão universitária. Desta maneira estaremos contribuindo para o repensar da prática pedagógica e  a construção de um ensino público de maior qualidade. As ações desenvolvidas se está produzindo resultados satisfatórios, pois tem nos permitido ouvir as “vozes” dos professores, reconhecendo seus saberes, identificando suas dificuldades e anseios, procedimento este que nos permite a realização de significativas reflexões e o planejamento de novas ações.


Palavras-chave


Educação básica. Formação docente. Diálogo. Matemática.

Texto completo: PDF