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CERES: A gamificação no aprendizado de engenharia de software
Lestaf Santiago Pereira Pimentel, Lucas Horbach Dickel, Luiz Petri Junior, Ronaldo Serpa da Rosa*

Última alteração: 25-09-2019

Resumo


O aprendizado dos conceitos de engenharia de software é de suma importância para o profissional da área, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e necessitando de profissionais que possuam tais habilidades técnicas. O ensino prático desses conceitos se mostra a melhor escolha, uma vez que os estudantes só obtêm a devida experiência no momento em que estiverem na indústria do desenvolvimento de Software, uma vez que somente na teoria esses conceitos não se fixam de forma satisfatória. O conceito de ‘gamificação’ tem trazido grandes vantagens no ensino em geral, podendo ser aplicado no ambiente educacional ou profissional. Esse método se destaca por engajar quem o utiliza aprendendo de forma amigável e divertida, trazendo elementos de jogos de tabuleiro ou eletrônicos para as atividades desenvolvidas. Da mesma forma, ferramentas de ‘gamificação’ voltada ao ensino da disciplina de engenharia de software podem suprir essa necessidade de familiarização com os conceitos, o objetivo desse artigo é apresentar CERES, um jogo que busca auxiliar no ensino dos principais modelos de desenvolvimento bem como suas etapas. O jogo consistirá de fases que irão desafiar os conhecimentos do jogador acerca de como e quando aplicar cada um dos modelos e , criando analogias ao mundo real para melhor fixar os conceitos apresentados. Entre as fases terá uma seção de questionários sobre os assuntos abordados em cada fase, concedendo bônus por respostas acertadas.O projeto será desenvolvido no motor Godot Engine, devido à sua implementação de boas práticas de programação, documentação detalhada, agilidade no desenvolvimento, código aberto e praticidade de exportação.



Palavras-chave


Engenharia de Software. Gamificação. Aprendizado

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