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Auxílio da monitoria para prática docente inclusiva
Iasmin Dahmer, Marcele Neutzling Rickes*

Última alteração: 25-09-2019

Resumo


A monitoria caracteriza-se pelo auxílio de ensino a estudantes com dificuldades de aprendizagens momentâneas ou permanentes, e é realizada por outro estudante em apoio a um ou mais professores com a intenção de impulsionar o aluno a atingir a compreensão dos conteúdos trabalhados. A monitoria individual traz para o estudante atendido, alguns benefícios, como por exemplo, o acompanhamento mais próximo e individual, fazendo com que o mesmo desenvolva as atividades no seu próprio tempo. Além disso, os atendimentos de monitoria têm por objetivo diferenciar-se dos métodos tradicionais de ensino utilizados em sala de aula, como as aulas expositivas dialogadas. Busca planejar e aplicar metodologias mais ativas, que aliadas as que são trabalhadas pelo professor em sala de aula vem ao encontro de uma aprendizagem significativa. No projeto Auxílio da Monitoria para a Prática Docente Inclusiva, são utilizados métodos de exemplificação prática para alcançar este entendimento, oportunizando ao estudante relacionar os conteúdos trabalhados com atividades do seu dia a dia e assim memorizar com maior facilidade o que lhe foi passado. Para isso utilizam-se recursos didáticos simples, como por exemplo, familiarização com a calculadora, manuseio de instrumentos de medição, retomada de matemática básica, entre outros. No decorrer dos primeiros seis meses de aplicação do projeto foi possível perceber os resultados satisfatórios alcançados pelo estudante em questão, como por exemplo, aprovação em todos os componentes curriculares do primeiro semestre letivo. Oportunizar para que pessoas com dificuldades ou necessidades educacionais específicas tenham êxito no processo de aprendizagem em escolas regulares é garantir a educação de qualidade para todos

 


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